O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GERAL - Aposentados exigem reajuste equivalente ao do salário mínimo

Quatro projetos circulam em Brasília em favor dos aposentados de todo o país. Um deles visa o reajuste salarial dos aposentados, a fim de ser igual ao reajuste do salário mínimo.

Em busca de melhorias salariais para a classe a Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), representante das associações de aposentados e pensionistas de todo país, está movendo quatro processos em Brasília.

O primeiro, objetiva que o benefício dos aposentados seja vinculado ao do salário mínimo, em termos de reajustes.

Em 2006, o governo federal reajustou o salário mínimo em 16,67%, mas o salário dos aposentados recebeu apenas em 5,01%.

A meta é que o reajuste seja o mesmo para ambos os salários.

O segundo visa resgatar o valores das perdas de reajustes anteriores, não vinculados ao salário mínimo. O terceiro requer o veto do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o quarto exige a derrubada do fator previdenciário.

O reajuste salarial é baseado na inflação e no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mas, para o presidente do Conselho de Representantes de Santa Catarina, Antônio Novelli, que é presidente da Associação dos Aposentados de Içara, o governo federal se baseia na ideia de que a classe de aposentados é algo descartável, imprestável para o país. “Na época das eleições, o nosso voto não é velho, vencido. É tão importante quanto o de qualquer jovem”, critica.

A Cobap e as federações afiliadas farão uma manifestação em Brasília no dia 8, em frente ao Anexo 2, da Câmara dos Deputados, com apoio total do Fórum Sindical dos Trabalhadores, da Central dos Trabalhadores do Brasil e da Nova Central Sindical. Todas as entidades do Brasil foram convidadas.

"A Associação dos Aposentados de Içara, atualmente com 1.200 associados, aguarda o recebimento oficial do convite para ir a Brasília", conta Novelli.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário