O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GERAL - Epagri incentiva estudo da atividade pesqueira no Rincão

O ponto de partida foi dado na noite desta quinta-feira, no Auditório Dona Noca, no Mirante da Caixa D’Água, com a participação da Epagri, Univale, e associados da Colônia de Pescadores Z-33.

Nesta quinta-feira dia 3 de setembro, no Auditório do Mirante, no Balneário Rincão, em Içara, a Epagri lançou o (projeto de monitoração participativa da pesca artesanal) pesquisa com as pessoas que trabalham e vivem da pesca artesanal no Distrito.

O projeto é desenvolvido em todo o litoral de Santa Catarina e tem o objetivo de mapear e criar políticas públicas para o setor da pesca artesanal.

A pesquisa vai realizar o levantamento estatístico de toda a atividade, fazer todas as anotações que vão dar característica à pesca artesanal, coletar dados junto aos pescadores, realizar controle de entrada e saída de embarcações artesanais, fazer entrevistas com produtores pesqueiros, recolher e repor mensalmente os cadernos de monitoramento, apoiar a organização de reuniões comunitárias, entregar os dados coletados nos escritórios da Epagri e elaborar relatório mensal de atividades.

O projeto faz parte de uma organização estadual, com o único objetivo de mapear os pescadores, fazendo assim um cadastro nacional da pesca.

O responsável da Epagri de Içara, o médico veterinário Marcelo Pedroso explica que o projeto é importante pois vai incentivar o setor a catalogar a quantia e o principal pescado, que será levando à um banco de dados, onde no futuro poderá se tornar projetos que irá beneficiar muitos pescadores.

O presidente da Z-33, João Picollo, avalia que o monitoramento vai ajudar na análise dos tipos de pesca no Rincão.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário