O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

POLÍTICA - Gestão compartilhada gera opiniões divergentes em Içara

Desinformados a seis vereadores não tem posição formada sobre a gestão compartilhada enter Casan e Samae. Os outros quatro são contrários, além do representante do Samae.

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), busca junto ao Governo do Estado a instalação da gestão compartilhada entre o Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento). No entanto até agora muitas hipóteses são cogitadas e as lideranças partidárias tem se posicionado favoráveis ou contrárias à questão. De consenso apenas a falta de informação e esclarecimento que todos reclamam.

Até o próprio Luz, confessa que o projeto formal não existe, ainda, e que é de responsabilidade do empresário Sandro Giassi Serafim. Ele informou que aguarda a elaboração sistemática da proposta para encaminhar a discussão para a comunidade.

Sobre as afirmações do presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, de que a gestão compartilhada atende a interesses particulares-financeiros do presidente da Casan, Walmor de Lucca, e de Serafin, o prefeito se resguarda em dizer que “o Arnaldo tem tradição e histórico familiar na política e na Administração de Içara e sei que quer o melhor para a cidade”. Ele garante que o PP participará da discussão assim que houver um projeto formalizado.

“Esse projeto é interesse do prefeito e não do LHS, porque Içara precisa da Casan e não o contrário”, afirma Gentil. Segundo ele o Samae possue aproximadamente R$ 2 milhões em caixa e capacidade de investimento mensal de cerca de R$ 200 mil. Valor insuficiente para implantar a rede de esgoto no município. Ele diz que “a gestão compartilhada é o melhor para a cidade, assim como fez o Salvaro e devemos analisar essa questão para o bem de Içara”.

“Está faltando água em muitos bairro do município. O Marili e o Silvana precisam de caixas d’água, mas os recursos do Samae não atendem a demanda de serviço” relatou.

O representante do Samae, Rodrigues Mendes, o Sapinho, reclama que até então não receberam notícias concretas sobre o processo. “Esperamos que o prefeito cumpra com a palavra mantendo nossos empregos e nos integrando nas discussões”, comenta. Ele se diz surpreso com a falta de posicionamento de seis vereadores e aprova os quatro que demonstraram desacordo com o compartilhamento de gestão entre as duas empresas de água. “Somos contra porque a arrecadação tem que ficar para o município”, desabafa o representante dos servidores do Samae.

A maioria dos legisladores do município, assim como a população, não conhece ou não se informou sobre o processo que integraria a administração das atividades relacionadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico à Casan. Apenas quatro vereadores içarenses já possuem uma opinião formada e a emitem com convicção.

Confira o que eles dizem sobre o assunto:

Osmar Manoel dos Santos (PP) - “Sou contra porque estou do lado do Samae que é uma conquista içarense. Não faz sentido retroagir, voltar atrás no que já conseguimos”.

Acirton Costa (PMDB) - “Sou contra, algo que está dando certo na cidade, não tem necessidade de compartilhar gestão”.

Itamar da Silva (PP) - “Sou contra, pois é uma instituição competente que tem lucros e é extremamente importante para Içara”.

Joaci Domingos Pereira (PP) - “Sou contra porque foi uma grande conquista do município. Antes do Samae, o dinheiro que pagávamos pelo abastecimento de água ia para fora, agora os recursos ficam na cidade de Içara”.

Darlan Carpes (PP) - “Não tenho posicionamento porque não conheço a proposta, não conversei com ninguém. O Samae é muito bom, mas a Casan poderá apresentar um projeto futurista”.

Jurê Bortolon (PMDB) - “Não tenho opinião ainda. Quero ver os números, os rendimentos atuais do Samae e os benefícios que a Casan vai oferecer”.

Neuzi Berto Silveira (DEM) - “Não tenho posi-cionamento porque ninguém me falou nada, não estou a par da situação e nem parei para pensar no assunto. O Samae tem sido bem administrado, até agora, em Içara”.

Antônio de Mello (PMDB) - “Não tenho posição pois não foi apresentada proposta, não conheço benefícios ou prejuízos. No entanto acho estranho porque a Casan ficou muito tempo em Içara e nunca sobrava dinheiro. Agora tem recursos para implantar a rede de esgoto? É preciso ver se não é só embromação”.

André Jucoski (PSDB) - “Não tenho posição formada. Vou solicitar reunião sobre o assunto, analisar a questão para então ter posicionamento com fundamentação".

Geraldo Baldissera (PDT) - “Estou meio por fora, preciso me inteirar sobre o assunto, mas da maneira que vem sendo administrado está bom”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário