O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

POLÍTICA - Pré-candidatos do Rincão a espera da disputa eleitoral

Partidos se organizam no Balneário Rincão de olho nas primeiras eleições do novo município e algumas lideranças já defendem as pré-candidatura, enquanto que outras se resguardam.



Enquanto aguardam a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a data das eleições no Balneário Rincão, lideranças políticas trabalham em prol de pré-candidaturas, mesmo que o discurso seja polido.
O representante do Democratas (DEM) nesta disputa, o empresário Olírio José Lino, mostra-se decidido. “Tenho certeza que hoje sou o pré-candidato mais forte do Rincão. Temos que fazer a vontade do povo e agora o povo quer o Lino”, declarou.
Para ele uma chapa de consenso pode ser formada se o candidato à prefeito for apontado por maioria de vo-tos em pesquisa. Lino es-pera que as eleições aconteçam, realmente, em 2010 e já visita familiares e amigos em busca de apoio.
O Partido Popular Socialista (PPS) aposta as fichas no comerciante Volnei Lino. Ele comenta que alguns colocaram o bonde na rua muito cedo. “Estou mais tranquilo, tem que se esperar algo concreto”, explicou Elei espera que as eleições sejam em breve e defende que assim o Balneário se desenvolverá, conquistando autonomia. “A primeira eleição vai direcionar os rumos do novo município, por isso já estou orientando sobre um voto mais consciente”, ressaltou.
Já o ex-vice-prefeito, Na-elti Vianna, é o pré-candidato do Partido Progressista (PP). Com a cassação do prefeito, Gentil Dory da Luz, e a possibilidade de realização de novas eleições ele volta o foco para o pleito em Içara. “Fui o primeiro a colocar meu nome”, contou sobre a lista de 11 pepe-bistas que se dispuseram a concorrer as eleições em Içara. Ele acredita que o pleito será em 2012.
No momento o PP não desenvolve nenhuma atividade específica com vistas na campanha e, de acordo com Vianna, trabalha pela efeti-vação da emancipação. “Seria prematuro iniciar esse trabalho agora, temos que trabalhar ainda como município içarense sem colocar os carros na frente dos bois”, analisou.
O Partido dos trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) não definiram pré-candidato. Ex-vereador, Jairo Celoy Custódio, afirmou que não está trabalhando pré-candidatura pelo PMDB. “Não estamos mexendo com essa situação, estou ajudando na temporada de verão”, relatou.
O vereador Jure Bortolon faz uma linha ainda mais diplomática. “O candidato do PMDB será decidido com consenso dos militantes. Meu nome está à disposição, mas cabe ao partido a decisão” afirmou.
Quanto ao ex-prefeito, Deobaldo Pacheco, a pré-candidatura parece mais frágil, visto que o peeme-debista declara que a possibilidade de disputar eleição é praticamente zero. “Estou cuidando da minha vida, dificilmente eu sairia candidato. Só aceitaria se fosse um mandato tampão, através de consenso. Não tenho disposição para ma-is uma disputa eleitoral”, confessou.
O PT tem como um dos pré-candidatos o presidente da Colônia de Pesca Z33, João Piccollo. Segundo ele o partido ainda não definiu nome, mas está analisando projeto para desenvolvimento do Rincão e organizando o sub-diretório.“Há 90% de chance de termos chapa própria. O PP e o PMDB estão desgastados, por isso surge a necessidade de uma terceira força, que pode ser PT ou outro partido”afirmou.
Outros nomes petistas co-tados são da presidente do partido em Içara, Maria Canever, e da professora Lidiane Santos. “O trabalho que estamos fazendo é dentro das bases para sair da mesmice e não ter sempre as mesmas caras, que não fazem nada pelo Rincão”, dis-parou Lidiane.
Já Maria Canever reafirmou que o partido tem prioridade pelo projeto Governo e que isso é o foco.
Até o fechamento da edição a redação do Jornal I-çarense não conseguiu fazer contato com o pré-candidato do PSDB, o comerciante Ídio Zanette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário