O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DISTRITO - Banhistas sofrem queimaduras de águas-vivas na Praia do Rincão

Em apenas três dias foram registrados mais de 200 ocorrências no Balneário Rincão e o Corpo de Bombeiros faz uma alerta aos banhistas que tenham muito cuidado ao entrarem na água.



Não é só contra afogamentos que veranistas precisam se prevenir ao aproveitar os banhos de mar. Um grande perigo podem ser as águas-vivas, que provocaram 237 casos de queimaduras em banhistas em apenas três dias no Balneário Rincão, em Içara. A maioria das vítimas foram crianças.
Conforme o soldado Jucemar, do Corpo de Bombeiros de Içara, após sofrer uma queimadura, o ideal é passar um pouco de vinagre com a lâmina de uma faca. “Desse modo, o ferrão que foi colocado pelos tentáculos da água-viva será extraído”, ensina.
Para aqueles casos em que área afetada foi muito grande, causando uma vermelhidão muito forte, ou ainda a vítima apresenta quadro de febre, o conselho é encaminha-la ao hospital mais próximo. “Tem pessoas que são alérgicas ao ferrão, e por isso, devem ir ao médico imediatamente”.
A incidência aumenta quando a água do mar está quente, cujo período é mais perigoso. Em alguns países o ferrão da água-viva espele veneno tão forte que pode causar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário