O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de março de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (33)


Era ao pôr do sol, os raios derradeiros de um sol de outono deitavam os reflexos sobre o espelho de ametista das águas da lagoa de Urussanga Velha, na localidade de Terra Firme. Parecia um momento mágico da natureza, quando escutei pela primeira vez a história comovente da vida de dois jovens nascidos naquele lugar. E como a vida imita a arte, ou a arte imita a vida, daria com certeza um belo romance, me falou a pessoa que ouviu e que me repassou o acontecimento ocorrido na década de 1890, quando o Brasil deixava o regime Imperialista e inaugurava no novo tempo o regime Republicano.
Por sua vez, a província de Santa Catarina emancipava novos municípios e migrantes refaziam caminhos percorridos a algumas décadas nas idas e vindas por novas datas de terras.
Juvêncio e Maria, um casal residente em Terra Firme viveram felizes por algum tempo. Os filhos e as lidas da terra, entre safras e plantações davam o ritmo que era comum na vida de todas as pessoas.
A chegada de José e Jovita foi recebida com carinho. Ali juntos, passaram a conviver e se tornaram tão amigos que não poderiam repensar a vida sem a presença de um ou de outro. Ficaram compadres, como era natural em verdadeiras amizades. As crianças cresciam e a vida parecia que trazia só boas novas. Não fosse as inconveniências que muitas vezes o destino prega, a história passaria para a memória coletiva somando apenas união e boas recordações.
Mas... como nada é prefeito, José, em uma festa do padroeiro da localidade de Urussanga Velha, São Sebastião, ao ser convidado para a carreira de cavalo que ocorreria no sábado à tarde, desafiou o compadre Juvêncio. E como o compadre se mostrasse reticente quanto a participação, José desafiou-o para jogar a junta de boi. Juvêncio se tornou ainda mais distante pois só possuíam aquela junta para o trabalho e para a canga em todas as situações, perdê-la seria desastroso para ambos. Mas como José insistisse muito, Juvenal, o filho de Juvêncio aceitou a aposta.
Até amanhã com a continuação da história de José e Juvêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário