O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de março de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


Hipertensão Arterial Pulmorar

O HAP tem cinco causas potenciais que resultam em alterações funcionais das vias aéreas.

A hipertensão arterial pulmonar pode ocorrer por hipóxia, ou por hiperfluxo arterial pulmonar, ou secundáriamente a congestão vascular pulmonar causada pelas valvopatias mitrais, sobretudo estenose mitral.
Desde os trabalhos pioneiros de Cournand e Ranges, procura-se demonstrar os elementos responsaveis pela hipertensão arterial pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica.
Considera-se cinco ca-usas potenciais: 1) aumento da resistência vascular pulmonar, 2) débito cardíaco, 3) volume san-güíneo pulmonar, 4) viscosidade sangüínea e 5) pressão venosa pulmo-nar.
A elevação da resistência na circulação pulmonar e a principal causa da hipertensão pulmonar e resulta da hipóxia, hipercapnia, ácidose, alterações na resistência das vias aéreas e na anatomia do parenquima pulmonar.
A hipóxia crônica, independente da etiologia, leva a alterações funcionais e estruturais nas artérias pulmonares. A alteração funcional limitase a vasoconstrição, enquanto que a estrutural consiste em muscularização de arteriolas pulmonares, ausência de hipertrofia da camada média das artérias musculares e desenvolvimento de musculatura longitudinal na camada intima de artérias e arteriolas
Clínica
O exame fisico pode nos auxiliar na detecção da hipertensão arterial pulmonar secundária. A distensão das veias jugulares e ondas “A” proeminentes refletem uma alta pressão de enchimento ventricular direito, e a presença de ondas elevadas sugere regurgitação tricúspidea secundária.
Uma impulsão sistólica do ventrículo direito, palpável na borda inferior esquerda do esterno e região epigástrica (levantamento sistólico), e sinal de aumento do  ventrículo direito. A ausculta pode mostrar estalido de ejeção no foco pulmonar, resultante da abertura abrupta das cuspides.
Até a próxima semana com a continução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário