O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de março de 2010

GERAL - Samae é notificado pela Vigilância Sanitária

O orgão içarense foi notificado pela Vigilância Sanitária Estadual, após a verificação e confirmação de que há 15 irregularidades presentes no sistema de tratamento de água municipal.



Foi instaurado um inquérito civil, em todo o Estado de Santa Catarina, para avaliar a água consumida pela população.
O órgão responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgoto em Içara, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), foi notificado pela Vigilância Sanitária Estadual, em cumprimento da requisição da 2a Promotoria de Justiça de Içara, pois 15 irregularidades foram encontradas, entre elas a falta de tratamento dos afluentes e de barreira de proteção ou plano de contingência em relação a contaminação do manancial com os afluentes sanitários da população.
O prazo para a regularização dos problemas encontrados é de 30 dias.
Conforme a promotoria pública, as medidas cabíveis deverão ser tomadas pela Diretoria da Vigilância Estadual.
O coordenador da Vigilância de Içara, Gilmar Ghislandi, afirma que o engenheiro sanitarista do Samae já entregou um pedido de prorrogação de prazo, que será encaminhado a Florianópolis.
O engenheiro sanitário do Samae, Gilberto Benedet Júnior, explica que o tempo pedido no ofício não foi estipulado, mas espera que seja coerente com as mudanças que deverão ser realizadas. “Já vinhamos mexendo na estrutura, mas ainda não realizamos nada na Estação de Tratamento de Água (ETA), mesmo já tendo ciência sobre os problemas. Se a Casan não resolveu em 30 anos, como querem que resolvamos em três anos?”, rebate Benedet, garantindo que não haverá aumento no custo dos serviços oferecidos à população, já que as obras estavam previstas no orçamento do Samae.
Recentemente apareceram peixes mortos nas Lagoa dos Esteves e do Campo Mãe Luzia, cuja cuasa ainda não foi descoberta pelos órgãos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário