O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (45)

Em Santa Catarina a democracia foi alinhavada aos moldes das freguesias açorianas e as Câmaras governavam com o seu presidente. O lugar de prefeito é algo recente, uma figura facultativa, no início dos governos, que só tomou sentido quando as freguesias se tornaram municípios.
Entretanto os vereadores foram os primeiros e verdadeiros representantes do povo e na figura do seu presidente, governaram com eficácia as primeiras cidades catarinenses. Tivemos em Santa Catarina verdadeiros estadistas, inclusive um presidente da Republica, ainda que provisório.
Içara, cidade mais recente na emancipação municipal, já teve prefeito, acompanhado das Legislaturas.. Entretanto a Câmara Legislativa sempre manteve muito bem a representação. Assalariados ou não, os vereadores deram e dão conta da responsabilidade. Além de lutar pelos direitos e o bem estar do povo, eles mantém verdadeiras lideranças entre a população. Afinal, são os vereadores que convivem nas comunidades e fazem o dia-a-dia entre a população, e não em um gabinete das Administrações Municipais ou Estaduais. Eles ouvem, eles atuam, eles convivem, e eles dignificam o diploma de vereador. O interessante é que ultimamente os deputados, senadores e governadores sabem do valor de um vereador, de seu poder de liderança, enquanto alguns prefeitos lutam contra os próprios conterrâneos e companheiros de sigla que procuram manter a coerência de seu discurso eleitoral.
Que pena! Esses prefeitos não compreenderam ainda que um município pode muito bem ser administrado por um representante da Assembléia Legislativa, enquanto um prefeito não pode governar sem a representação legislativa. Até mesmo um bom secretário faz melhor governo que um prefeito de idéias estreitas e visão política ofuscada pela pequenez de seus ideais.
Governar é preciso, mas com justiça e com sabedoria, senão torna-se um desgoverno, especialmente quando surgem as perseguições políticas querendo queimar a imagem de alguém. Só faz algo valioso quem pensa grande e tem um grande amor para com o seu semelhante. Içara, que já é grande por fora, precisa crescer também por dentro, especialmente em seus valores. Nós amamos Içara e queremos o bem da cidade!
Até a próxima edição, leitores, com mais um assunto de Nossa Terra, Nossa Gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário