O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GERAL - Chuvas prejudicam 80%da produção de grãos em Içara

Safra do feijão no município foi comprometida em função das condições climáticas, causando prejuízo aos agricultores e a pouca quantidade colhida é inapropriada para consumo humano.

Apesar da estimativa positiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra de grãos no Sul do país, a região foi prejudicada pelas condições climáticas. Em Içara a perda teria sido de 80% da produção.
O presidente da Associação dos Produtores de Milho e Feijão, Renato Réus, informou que a produção esperada era de 60 mil sacas de feijão, mas foi colhido apenas 20% da expectativa dos agricultores.
Réus acrescentou que a maioria dos grãos colhidos estão impróprios para o consumo humano e teram que ser comercializados para a fabricação de ração animal.
Por estar em época de colheita a produção de feijão foi a mais afetada. O presidente considera que a produção da safra, foi prejudicada desde o plantio em função da instabilidade do clima na região.
O agricultor Davi Joaquim dos Santos, está pensando em desistir do cultivo de feijão, após ter perdido na safra anterior 30 hectares, e 20 hectares na safra atual. Ele esperava produzir 700 sacas, mas colheu apenas 50, provocando um prejuízo de R$ 40 mil. “O pouco que foi colhido, co-locamos no secador para saber se poderá ser consumido”, disse.
A próxima safra de feijão será feita apenas nos primeiros meses de 2011.
Réus disse que a safra de milho foi boa, mas que o “forte de Içara era o feijão”.
A previsão do IBGE apontou que haveria um acréscimo de 11,8% para o Rio Grande do Sul, e 4,7% em Santa Catarina, para a primeira safra de milho do ano, mas as chuvas prejudicaram na colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário