O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (50)

Não faz muito tempo, eu ía indo às salas de aula da escola aonde trabalho, observei duas meninas usando as pulseirinhas do sexo. Chameias para uma conversa em minha sala e perguntei se elas tinham conhecimento do que significava as tais pulseirinhas. Para minha surpresa uma delas falou que sabia sim e ela usava todas as cores, mas não deixava que os meninos as arrebentassem para não pagar a prenda. A outra adolescente não sabia o que significava as pulseirinhas e comprouas por achar interessante a combinação multicolorida. Então pedi para que não usassem mais as pulseirinhas. A primeira menina tentou questionar dizendo que a escola não tinha nada a ver com o que ela usava ou não. Já a segunda menina falou que iria jogá-las no lixo e não tornaria a usá-las. Continuei a observá-las ainda e pude constatar que elas não estavam mais usando as pulseirinhas. Vi que os meus argumentos foram frutuosos.
Alguns dias depois encontrei a mãe de uma delas, que também trabalha na mesma escola, e ela colocou-me que a menina falou sobre a conversa que tivemos na secretaria e agradeceu-me por alertá-la. Realmente elas não sabiam. Para elas era mais uma modinha que as adolescentes aderiram e não um apelo erótico divulgado pela mídia. E vocês pais e mães, conhecem o significado e a origem das tais pulseirinhas?
Baratas e fáceis de adquirir, essas pulseiras de silicone e em cores variadas fazem parte de uma brincadeira conhecida pelo nome de snap, que em inglês significa arrebentar. O jogo funciona assim: a menina coloca várias pulseirinhas no braço, em diversas cores, e qualquer rapaz pode-rá arrebentar uma delas. Se ele conseguir poderá exigir a prenda que é justamente o código das cores:
A cor amarela – quero um abraço. A cor rosa – mostre os seios para mim. A cor laranja – a dona da pulseira recebe uma mordiscada. A cor roxa – ganharei um beijo de língua e talvez sexo. A cor vermelha – você fará um strip tease para mim. A cor verde – sexo oral a ser praticado pelo rapaz. A cor branca – a menina escolhe o que lhe apetecer. A cor azul – sexo oral praticado pela menina. A cor preta - sexo com a menina. A cor dourada – tudo o que foi anteriormente citado. Realmente é uma suposta conexão sexual.
De qualquer maneira muitas meninas estão fazendo uso de um acessório que possui um código e, dessa forma estão correndo riscos ao emitirem sinais que podem ser interpretados por pessoas que se aproveitam de situações para estabelecer uma abordagem sexual e, até mesmo violenta como aconteceu em Manaus. As três jovens que portavam as pulseirinhas foram estupradas e duas delas vieram a óbito.
Mas seja lá o que as pessoas pensem sobre o assunto esta é uma oportunidade para uma conversa muito produtiva entre professores e alunos ou pais e filhos sobre os riscos do uso das tais pulseirinhas. Proteger a criança e ao adolescente é primeiramente compromisso dos pais, da escola e da sociedade. Só em último caso deve-se apelar para outros órgãos para que haja a execução das Leis. Educar é um ato de amor e só a educação promove os valores que dão suporte a uma sociedade justa e fraterna.
As primeiras leis devem ser sempre as regras que rege a família no contexto do lar, creio eu. Assim fomos educados em nossa geração e precisamos passar adiante os preceitos mais saudáveis para as novas gerações.
Até a próxima edição sobre assuntos de Nossa Terra Nossa Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário