
Conforme o gerente do CFC Objetivo, de Içara, Rogério Scheffer, há mais de cinco anos o projeto é cogitado. Uma data até já havia sido divulgada e expectativa era que o sistema entrasse em funcionamento antes mesmo de março, o que não se confirmou. Em relação à implantação, ele considera benéfica. Isto porque a fiscalização mais efetiva deverá punir as empresas que trabalham irregularmente.
De início, a sistemática do iBios compreenderá o registro dos alunos no órgão de trânsito com a captura da imagem do candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já nas aulas, a coleta da digital deverá ocorrer até cinco minutos após o início das atividades, sendo que o retardatário mudará a contagem da hora/aula. Os instrutores também precisarão registrar a presença, com a impressão digital.
O projeto também prevê o monitora-mento de câmeras conectadas ao Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran).
Conforme a coordenadora do setor de habilitações da Região Carbonífera, Mara Regina Meller Manosso, a implantação nos municípios atendidos por ela depende ainda da criação de uma portari-a. Sobre o projeto, destaca que já existe modelos implantados em outros estados e que funcionam de forma satisfatória. "Os condutores deveriam ser conscientes para não ser preciso impor uma ação como esta".
O principal objetivo, do Detran de Santa Catarina é acabar com condutores irresponsáveis no trânsito que acabaram adquirindo uma habilitação através de de escolas irregulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário