O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

VARIEDADES - Donato da Silva é um exemplo de perseverança

Morador de Morro da Fumaça, Donato teve sarampo quando pequeno e sofreu um derrame há pouco mais de um ano, mesmo assim vende vassouras para ajudar nas despesas e afirma ser feliz.

Donato Pedro da Silva, 41 anos, residente em Morro da Fumaça, pode ser considerado um exemplo de perseverança, porque não dizer de vida.
Com 9 meses ele teve sarampo e ficou com sequelas. Estudou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por sete anos, onde aprendeu a ler e escrever. Há mais de um ano sofreu um derrame cerebral que deixou a maioria do corpo paralisado, tendo dificuldades para falar e obrigado a se locomover em uma cadeira de rodas. E devido a idade avançada dos pais, Pedro Sebastião, 74, e Luiza Anacleto, 76, ele foi morar com o irmão José, que é casado e tem dois filhos.
Hoje ele vende vassouras de palha, adquiridas em Sombrio, junto com o irmão para ajudar nas despesas da casa.
Em Içara, fazem dois meses que estão vendendo o produto ao preço de R$ 10, obtendo um lucro de 40%. Dependendo do dia eles conseguem vender em média 10 vassouras.
Ele recebe um aposento de meio salário mínimo e toda ajuda vem do irmão, que deixou de trabalhar de pedreiro para vender vassouras e ficar mais perto do parente .
“Sempre trabalhei, não sei ficar parado, fico nervoso, tenho que estar fazendo alguma coisa, gosto da vida e me considero uma pessoa feliz”, comenta Donato da Silva.
O que é confirmado pelo irmão José. “Ele está sempre com um astral bom, é muito criativo, e o único remédio que toma é para pressão alta. Ele construía casinhas com pauzinhos de picolés, usando os pés, mas depois do derrame a mobilidade ficou prejudicada”, comenta o anjo da guarda de Donato da Silva.
O ponto de vendas é em frente ao Meck’s Lanches, na Rua Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário