O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

VARIEDADES - Estilista e professora de Moda dá dicas de roupas

A estilista e professora do curso de Design e Moda da Unesc, Ágda Alano, dá dicas de como deve ser um guarda-roupa pronto para todas as ocasiões, e de como se vestir para trabalhar.

A escolha das peças para um guarda roupa feminino versátil e acessível, que possibilite à mulher estar vestida adequadamente para diversas situações rotineiras é a preocupação de grande parte das mulheres.
Conforme a estilista, modelista e professora do curso de Design e Moda da U-niversidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Ágda Alano, o guarda-roupa ideal pode ser montado com apenas 18 peças. Para Ágda, o vestir tem vários significados: proteção contra o clima, o desconhecido, poder, hierarquia, adorno e estilo. Já a moda é o reflexo da cultura do momento, visto que são as tendências propostas e difundidas pelos estilistas, o efêmero. Contudo, ainda há o estilo, que pode ser subdivido em: hippie chic, básica, sexy appel, moderna, clássica, perua rica, perua sexy urbana, gótico, executiva, romântica, andrógena, patty, clubber, grunge e hilo. “Enquanto a moda uniformiza os seres humanos, o estilo os diferencia”, elucida a professora do curso de Design e Moda.
A respeito da dúvida da maioria das mulheres, sobre o que define se uma mulher está bem vestida ou não, ela é taxativa. “A mulher deve estar se sentindo à vontade com que está vestindo, já que a roupa deve transmitir personalidade”, define. Sobre a guarda-roupa a ser adotado no ambiente de trabalho, a palavra de ordem é esquecer transparências e roupas apertadas. “Deve-se usar decote, sem exageros e de maneira confortável”, ressalta a modelista, que suge-re algumas peças para montar um guarda-roupa básico.O ponto de partida é doar aquelas peças que não se usa, que não fiquem bem ou que estão com aspecto usado e ficar com as melhores peças.
Tirado e doado o excesso do guarda-roupa, a estilista sugere:
- Duas calças escuras em preto, marrom ou azul marinho;
- Três saias adequadas ao tipo da pessoa, nas cores bege, cáqui e branco;
- Três calças jeans, sendo uma delas clássica de boa grife que será usada como coringa;
- Uma camisa branca com botão frontal e três blusas em tons neutros;
- Três suéteres, que são aquelas blusinhas de manga longa de malhas boas e leves, como lã ou algodão;
- Três casacos, sendo um blazer preto, uma jaqueta de couro e um para usar no trabalho;
- Três bolsas, sendo uma pretinha básica, uma clássica para combinar com tudo e uma tipo sacola;
- Seis pares de sapato.
Para finalizar, a estilista sugere que toda mulher tenha como peças-chave roupas pretas como blazer, saia, blusinha e vestido; além de calça e short jeans, camisa e camiseta branca e blusa de lã cinza.
Também não pode faltar sapatilhas, brincos, óculos, bolsas e bijuterias, que tem o poder de transformar as produções mais básicas e descontrai-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário