O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


Ovulação modifica comportamento feminino

No período fértil as mulheres mudam o comportamento ficam mais sensuais e carentes.

Na ovulação, o comportamento feminino muda de maneiras sutis. Um novo estudo sobre o tema, divulgado na semana passada, mostra que elas usam roupas mais sensuais e paqueram mais os homens quando estão ovulando. Outra pesquisa mostra que parar de tomar o anticoncepcional pode alterar o tipo de homem que ela prefere.
Mas por que a ovulação muda tanto o comportamento feminino? Para especialistas, as mudanças são estratégias evolutivas para garantir os melhores parceiros. O psicólogo evolucionista Greg Bryant, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, EUA, afirma que existem diversos fenômenos acontecendo com o organismo que são praticamente imperceptíveis, mas que podem mudar a forma como nos relacionamos com os outros no dia a dia.
Por muito tempo, cientistas acreditaram que as oscilações hormonais femininas, principalmente as que ocorriam na ovulação, tinham pouco efeito no comportamento da mulher. Isto porque os humanos costumam esconder os sinais de fertilidade, enquanto outro animais se exibem na fase fértil. Manter o homem sem saber, afirmavam os pesquisadores, o deixaria inseguro e mais motivado a não abandonar a parceira.
A partir da década de 1990, diversos estudos começaram a contrariar esta teoria. Descobriram que, na ovulação, mulheres preferem homens mais másculos, com voz gros-sa e rosto simétrico, e uma aparência à la George Clooney. Outro levantamento indicou que mulheres casadas ou em relacionamentos estáveis ficam mais interessadas em sexo no período fértil. O interesse é maior ainda quando elas já não amam mais os seus parceiros e querem — inconscientemente — manter a relação.
No período fértil, elas conseguem conquistar o sexo oposto com mais facilidade. Um estudo publicado na revista Psychological Science, no ano passado, demonstrou que os níveis de testosterona subiam nos homens que sentiam o perfume de uma mulher ovulando.
Outra pesquisa, divulgada em 2007 pela publicação Evolution and Human Behavior, mostrou que strippers ganham mais gorjetas no período fértil. Nesta fase, a voz da mulher fica mais sensual, ela rebola mais e fica mais disposta a participar de eventos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário