O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GERAL - Pescadores capturam lances de 5 toneladas de anchova

Depois da temporada da tainha, que foi fraca, os pescadores da região do Balneário Rincão, estão vibrando com os lances das anchovas, que em 15 dias totalizou mais de 10 toneladas de peixe.

Após um período de safra fraca, as redes dos pescadores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, ganharam volume. Nos últimos dois dias, mais de 10 toneladas de anchova foram capturadas na localidade da Zona Sul.
O último grande lance, foi recolhido na manhã de ontem, com cerca de cinco toneladas. O grupo utilizou uma rede de quase 1,8 mil metros, com dois barcos. Apesar do auxílio de 30 pessoas para puxar o capturado, a rede acabou arrebentando e foram perdidos 300 metros de rede.
Os lances de pexes pegos nas redes dos pescadores Renê Feliciano, da Barra do Torneiro, em Jaguaruna, e João da Barra Velha, do Balneário Rincão, deverão ser vendidos a um supermercado da região.
O vento Sul e o frio intenso teriam contribuído para o sucesso dos pescadores, que entraram no mar as 8h e lançaram os quase 1,8 mil metros de rede, que ficou cheia de peixes ainda na parte da manhã.
Há cerca de 15 dias, outro grupo de pescadores da região recolheu um lance de sete toneladas da anchova.
Alguns meses atrás, os pescadores da região enfrentavam dificuldades em função do fracasso da safra da tainha e estavam desmotivados, mas, agora com a temporada da anchova, o ânimo tomou conta dos homens do mar.
Um dos mais animados era o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, que tem acompanhado os pescadores nos momentos bons e ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário