O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Interesses

Quais são os nossos interesses? O que nos faz sorrir para uns e calarmos diante de outros? O que nos faz sorrir amarelo? Onde estamos centrados? O tempo e a vida nos ensinou que, na teoria, todos são iguais. Todos retornarão ao pó. Ninguém merece ser injustiçado. O ser humano nasceu para ser feliz.
Respeito, humildade, ajuda mútua, harmonia, solidariedade, valores estes trocados por fama, dinheiro, influências, articulações e conveniências. Onde fica a consciência quando os valores humanos são teorias empoeiradas. A quem devemos recorrer? Quais os nossos interesses? O conceito do melhor é individual. O bom senso nada mais é do que o senso de cada um nos seus interesses. A coerência é um padrão consensado na particularidade de cada um. Se estamos jogando, qual é o jogo? Com quem jogamos? Contra quem competimos? Contra nós mesmos. Contra nossos próprios pontos de vista. O que significa sair vitorioso e um jogo fictício?
Planos, objetivos, realizações. Todos em prol dos interesses. Quem sabe entendamos a essência de tudo isso. Vamos procurar as pessoas que tenham interesses: em serem úteis, em somar, em praticar a igualdade, repartir o pão, estender a mão, compartilhar. Esses interesses são nobres e tais pessoas merecem ser admiradas. O “nós” é mais forte que o “eu”.
Quem estará interessado em viver assim? Quem estará preocupado em abandonar interesses egoístas as custas da melhoria das pessoas? Servir não pode ser um verbo distante. Acrescentar alegria as pessoas não pode ser tão utópico assim. Existem pessoas com interesses nobres. Tais pessoas têm a consciência tranqüila. E um dever.
Algumas pessoas estão competindo por posses e poder, não por trocas.
Os poderosos massacram! Quem se distancia das pessoas, olha para baixo com hipocrisia e mediocridade, olha para os lados minando adversários , porém olha para cima com vergonha. Então, o que é ser feliz? Subir no podium contemplando cadáveres, ser aplaudido por oprimidos ou ganhar na vida as costas do sucesso conjunto. Ninguém estará bem até que todos estejam bem. Se os interesses humanos forem cruéis, terão vida curta, pois estarão sempre a mercê de interesses mais cruéis. Estejamos interessados no mundo melhor e nossa parte será sorrir com quem ajudamos a levantar das cinzas. Sejamos transparentes. Que bom se a transparência fosse conhecida por quem nos rodeia, assim estaríamos aliviados e teríamos tempo para viver. Quais os nossos interesses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário