O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

De olhovivo na ilegalidade

OAB de Criciúma e MPF combatem captação ilegal
A Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Criciúma e o Ministério Público Federal assumiram o compromisso de combater a captação ilegal de clientela promovida por alguns advogados na região.
De acordo com o presidente da Comissão, Fábio Colonetti, há denúncias de que alguns profissionais passam na casa dos aposentados ou pensionistas oferecendo serviços, inclusive com máquina de xerox portátil, para pegar os documentos e ingressar com uma ação judicial em benefício do cidadão.
“As pessoas fornecem estes dados, pois são induzidas pela informação de ganho fácil no processo. Esta prática é condenada pelo código de ética e estatuto da OAB, pois o advogado não pode captar clientes e sim atender as pessoas em seu escritório profissional ou na entidade que presta serviços”, ressalta Colonetti.
A preocupação da Ordem é que algumas pessoas se passam por empregados de advogados e pegam os dados das pessoas para fazer o que bem entendem com os documentos. “Há casos de crédito ou empréstimo consignado em nome destas pessoas, que geralmente não possuem instrução ou são carentes do ponto de vista financeiro. Por isso levamos o caso ao procurador da república, Darlan Airton Dias, que se mostrou receptivo e pronto para nos ajudar”, comenta o presidente da comissão da OAB.
Durante este ano, membros da Comissão do Direito Previdenciário e o Ministério Público Federal vão conscientizar o cidadão para mostrar os riscos que eles sofrem ao fornecer seus dados. A recomendação para quem receber uma visita com este perfil é denunciar na secretaria da Ordem dos Advogados do Brasil de Criciúma pelo número (48) 3437-4122

Nenhum comentário:

Postar um comentário