O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Tenha cuidados com as unhas (1)

“Debaixo das unhas de u-ma pessoa podem ser en-contradas células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos. Isso sem contar re-síduos diversos que depen-dem da atividade profissi-onal da pessoa”, comenta Solange Teixeira, dermato-logista da Unifesp.  
As unhas podem ainda de-nunciar eventuais proble-mas de saúde. Algumas alte-rações na aparência podem ser o reflexo de doenças sis-têmicas, como a anemia, do-enças cardíacas e diabetes.  
A podóloga Tatiany Ker-messi lembra que apenas fazer as unhas com certa fre-qüência não é o suficiente para mantê-las limpas. “O ato de fazer as unhas deve ser realizado a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fun-gos e bactérias”, comenta.  
Se você costuma devorar as unhas da mão, fique sa-bendo que além de interfe-rir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções.
“Nossa pele é normal-mente composta por uma flora de bactérias e fungos. Se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, em um ambiente propício, esses fungos e bactérias po-dem se proliferar”, explica Tatiany Kermessi.
As bactérias encontradas embaixo da unha vivem na pele podendo causar algum distúrbio ao organismo. Os tipos mais freqüentes de se-rem achados são o estafilo-cocos, estreptococos e os p-seudômonas. Já a levedura mais freqüente é a cândida.
É importante lembrar que essas bactérias e leveduras podem ser transmitidas pa-ra outras pessoas bem como para outras partes do corpo. Ferimentos abertos ou lo-cais de resistência menor, como as superfícies muco-sas, são áreas com maior ris-co de contaminação.
Segundo Solange, as do-enças mais fáceis de serem encontradas nas unhas são as infecciosas. “Alguns fun-gos e leveduras causam do-enças que levam ao espes-samento, alteração de colo-ração e descolamento das u-nhas”, ensina.  
Outra doença que pode a-parecer debaixo da unha é a verruga, causada pelo ví-rus HPV. Muitas vezes essa doença leva a deformação e descolamento, que podem ser confundidos com mico-ses e tumores. Manchas es-curas, pretas e acastanhadas podem não ser apenas su-jeira ou resíduos, mas sim uma alteração racial ou mesmo um tumor maligno, chamado melanoma.
O restante repasso na pró-xima semana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário