O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VARIEDADES - Especialista em apneia e ronco completa um ano em Içara

Samir Machado Veran é o único especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial em Içara e o cirurgião dentista completa um ano de atendimento em consultório próprio na cidade.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Apesar de trabalhar des-de 2008 no Hospital São Donato, foi em novembro de 2009 que o cirurgião dentista Samir Machado Veran passou a atender em consultório próprio, no município de Içara.
Além de ser membro do corpo clínico do hospital, Veran atende também na Unimed e Clínica do Sono, em Criciúma.
“Resolvi instalar o con-sultório em Içara por que, aqui, seria o único especia-lista em cirurgia e trauma-tologia. Em Criciúma seria o quinto. Além disso, já tra-balhava há bastante tempo como cirurgião dentista e achei que estava na hora de abrir um consultório”, explica o profissional.
Veran conta que está contente com o trabalho no município. “Estou receben-do muitos pacientes indi-cados por colegas, que en-caminham estas pessoas para consultarem comigo, quando há necessidade de fazer cirurgias mais com-plicadas”, ressalta.
Outra especialidade do cirurgião dentista é o tra-tamento do ronco e apneia do sono, considerados hoje problemas de saúde públi-ca mundial, pois se estima que atinge 30% da popula-ção. Veran especializou-se na área neste ano, em curso na cidade de Florianópo-lis. “Na maioria das vezes, o ronco e a apneia do sono são tratados com o uso de aparelho. Mas, dependen-do do caso, é necessário cirurgia”, explica Veran.
O profissional se diz sa-tisfeito com os resultados do trabalho e conta um fato curioso. “As esposas me li-gam agradecendo pelos maridos não estarem mais roncando”, comenta.
O cirurgião dentista ini-ciou o trabalho em clínicas de Criciúma, de Forquilhi-nha, de Morro da Fumaça, de Cocal do Sul e fazendo plantões no 24h do bairro Próspera, em Criciúma, pa-ra urgências odontológi-cas, até março de 2009.
Natural de Criciúma, com familiares em Orleans, Veran formou-se em 2002, na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, Rio Grande do Sul. No ano de 2003, especializou-se em cirurgia bucal, em Floria-nópolis.
Fez especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial de 2005 a 2008, em Campinas, São Paulo. Na mesma cida-de, cursou Sedação com Óxido Nitroso, em 2008.
Após o término da espe-cialização, iniciou o traba-lho como cirurgião e trau-matologista no Hospital São Donato, de Içara, Hos-pital São Roque, de Morro da Fumaça, e Hospital Nossa Senhora da Concei-ção, de Urussanga.
Em 2009, aperfeiçoou-se em Implantodontia, em Florianópolis e, em 2010, em ronco e apneia do sono.
Além do trabalho como cirurgião dentista, Veran é presidente da ONG SOS Vi-ra-Lata (Associação de Pro-teção aos Animais), de Cri-ciúma, e membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade do Extre-mo Sul Catarinense (Unesc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário