O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

GERAL - Dengue é combatida com atividades educativas em Içara

Alunos da Escola Antônio Colonetti se divertem enquanto recebem orientações sobre o combate à dengue; neste ano nenhum foco do mosquito transmissor foi localizado no município.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Panfletos, teatro, filme; por intermédio destes recursos os alunos da 1ª série da Es-cola Antônio Colonetti, do bairro Jaqueline, conhece-ram os meios de evitar a o-corrência da dengue.
Em acompanhamento à Semana Nacional de Com-bate à Dengue, atividades similares estão sendo pro-movidas nas comunidades.
“Estamos focando em a-ções educativas para consci-entizar toda a população”, salienta e enfermeira da Vi-gilância Epidemiológica Ia-ne Savi Silveira. Ela ressalta que cada unidade de Estra-tégia de Saúde da Família (ESF) é responsável pela mobilização do bairro em que atua.
Armadilhas para avaliar a propensão ao mosquito estão espalhadas em 219 pontos do município. São pneus identificados con-tendo água, instalados em residências ou estabeleci-mentos comerciais. Os pon-tos são averiguados a cada sete dias.
De acordo com a coorde-nadora dos agentes, Sandra Costa Serafim, este ano fo-ram constatadas apenas lar-vas de mosquitos comuns. Mas, ela ressalta que é pre-ciso manter o trabalho pre-ventivo. “A população pre-cisa estar consciente da im-portância da prevenção, do contrário o nosso trabalho se torna mais difícil”, con-sidera a coordenadora.
Há quase um ano foi cons-tatado um foco de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no terreno de uma empresa no município. Com o monito-ramento, a proliferação da doença foi descartada.
Locais estratégicos, que apresentam facilidade de a-cúmulo de água, como bor-racharia e cemitérios, são fis-calizados a cada 15 dias. A população pode denunciar pontos de propensão ao mosquito junto à vigilância.
A semana de conscienti-zação será encerrada na próxima sexta-feira, 26, com blitzes educativas na Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário