O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

GERAL - Procon alerta consumidor para as compras de fim de ano

Para evitar os transtornos recorrentes das compras do fim de ano, o PROCON de Içara, orienta aos consumidores; entre as dicas o órgão destaca a pesquisa de compra entre os estabelecimentos.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Presentes de natal, amigo oculto da empresa, ceias tradicionais, todos os fatores le-vam o consumidor a gastar mais nesta época do ano.
Com o décimo terceiro no bolso, as compras parecem ainda mais propícias. Mas o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Içara alerta pa-ra as possíveis armadilhas do consumismo.
Com o intuito de equilibrar as finanças, o coordenador executivo do programa, Giovani Martins da Silva, aconselha os consumidores a estabelecerem critérios para as compras. “O consumidor deve, em primeiro lugar, se organizar, e criar uma lista com nome das pessoas que pretende presentear, e os respectivos presentes. É uma maneira de se estabelecer prioridades no orçamento”, ressalta.
Segundo e-le, o ideal seria que os gastos com compras não ultrapassem 30% do salário, incluindo a gratificação do Natal.
Silva aponta que os fatores preço e qualidade devem ser valorizados no momento das aquisições. “É importante que o consumidor não deixe para fazer as compras na última hora. Ele deve olhar as características dos produtos, verificar se possuem garantia, se não oferecem algum tipo de risco, se têm defeitos, e se estão dentro das normas técnicas estabe-lecidas pelos órgãos responsáveis”, enfatiza.
Ele atenta ainda para as possibilidades de troca de mercadorias que ocorre a-penas em situações de defei-to no produto. “Em caso de roupas ou calçados a possibilidade de troca deve estar expressa na nota caso o presente não agrade ou deixe de servir”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário