O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

GERAL - Em dois dias bombeiros atendem 60 queimaduras por água-viva

Nas últimas terça e quarta-feiras foram registrados 60 casos de queimadura por água-viva no Balneário Rincão, desde o início da Operação Veraneio atendimentos se aproximam de 600.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As altas temperaturas retomam uma antiga problemática do Balneário Rin-cão: as águas-vivas. Com a-quecimento do mar nesta terça e quarta-feira foram registradas 60 ocorrências de queimaduras.
Conforme o comandante dos guarda-vidas, Jucemar Apolinário, desde o mês de dezembro, quando teve início a Operação Veraneio, o número de atendimentos se aproxima de 600.
O comandante ressalta que as água-vivas mortas que ficam na orla da praia representam perigo, já que os tentáculos ainda queimam. Nestas situações, constatou-se o manuseio do animal, geralmente por crianças. “Os adultos também se queimam, mas é preciso um cuidado maior com os menores. Já tivemos caso de crianças que estavam brincando com á-guas-vivas”, relata Apolinário.
Os banhistas a-tingidos devem recorrer ao posto salva-vidas mais próximo para os primeiros atendimentos. Se estiver distante do socorro profissional, o oficial orienta os veranistas a passarem vinagre no local da queimadura. “É o mais a-conselhável e acessível pa-ra aliviar a dor”, explica.
Duas espécies de águas-vivas são recorrentes no litoral Sul. A mais comum é a Olíndias Sambaquiensis, que possui 10 cm de diâmetro. A medusa é redonda e possui tentáculos curtos cor de rosa. A aparição das águas-vivas está ligada ao ciclo de reprodução favorecido pela água quente. O resultado da queimadura é relativo ao organismo atingido e a intensidade do contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário