O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

GERAL - Famílias das áreas dos sambaquis são cadastradas

Cadastramento que iniciou nesta segunda-feira, dia 31, pela subprefeitura, deve determinar o número de famílias que residem na área de preservação dos sambaquis, que precisarão ser realocadas.

(Divulgação)

Através de acordo entre o Ministério Público Federal e a Administração Municipal de Içara, feito em maio de 2010, os moradores da área de proteção am-biental, que abriga samba-quis no Balneário Rincão, serão retirados do local.
Nesta segunda-feira, dia 31, as famílias começaram a ser cadastrados pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda da Prefeitura de Içara, com o objetivo de apontar com precisão a quantidade de pessoas que residem na área, para que as mesmas sejam realocadas.
Paralelo ao cadastra-mento, os funcionários da Subprefeitura iniciam ainda esta semana o cerca-mento dos entornos dos sambaquis, como exige o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
As definições foram resultado de um encontro com lideranças comunitárias na subprefeitura e reunião com os moradores envolvidos, domingo, dia 30, no bairro Mirassol.
“Vamos iniciar o cerca-mento da área e o cadas-tramento das famílias, mas a retirada desses moradores vai acontecer em um segundo momento, quando tivermos definição de espaços para relocação”, destacou o subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Ce-loy Custódio.
Conforme a gestora de projetos da Prefeitura de Içara, Marli de Fáveri, um conjunto habitacional que vai ser construído no bairro Poço Oito já tem unidades destinadas a moradores dos sambaquis.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mirassol, Sebastião Geraldo da Silva, a discussão da Administração com os moradores envolvidos foi o procedimento correto. “A conversa com os moradores facilitou o entendimento. A prefeitura vai cumprir as determinações da justiça com o apoio da comunidade”, disse Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário