O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

VARIEDADES - Madeira de reflorestamento é tratada no Balneário Rincão

A Usina de Tratamento de Madeira Vianna recebeu troféu no prêmio Destaque Içarense 2010 pela qualidade e durabilidade da madeira tratada na usina, comercializada em toda região.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Há 30 anos no ramo de comercialização de madeira, no Balneário Rincão, em Içara, Otávio Vianna e o filhos Naelti e Dinaldo passaram a sentir a necessidade de tratar madeira de reflorestamento.
O beneficiamento da ma-deira reflorestada era feito nas cidades de Tubarão e de Araranguá, o que dificultava o trabalho de atender aos clientes.
Foi em 2008 que Naelti Vianna, também ex-vice-prefeito de Içara, resolveu construir uma usina de tratamento de madeira no Rincão. “O ramo de preservação de madeira vem crescendo. A madeira nativa está em extinção, ou seja, cada vez mais difícil de encontrar. Hoje em dia ela costuma vir da região do Mato Grosso. Por isso, a iniciativa de construir a u-sina, aqui, no Rincão. Agora, fornecemos madeira tratada para Içara, Criciú-ma e região”, conta Vianna.
De acordo com o empresário, a utilização da ma-deira de reflorestamento para diversos fins como na construção civil e na marcenaria, sai mais em conta para o consumidor.
“Com o sistema que utili-zamos na usina para tratar a madeira de reflorestamento, o produto fica com a mesma qualidade da ma-deira de lei, até mais. Além disso, acaba saindo por um preço menor para quem compra”, explica Vianna.
O eucalipto beneficiado na usina de tratamento vem da própria Região Sul de Santa Catarina; e o pi-nus, outra espécie de madeira, vem da região serrana do Rio Grande do Sul. O material tem garantia de 15 a 20 anos.
A madeira, que é colocada em contato com a terra dura cerca de 15 anos. Já a que normalmente é utilizada na construção civil, dura por volta de 20 anos.
A Usina de Tratamento de Madeira Vianna é voltada à preservação da madeira de reflorestamento pelo sistema Vácuo-Pressão em Auto-clave. Neste sistema, o vácuo inicial retira a maior parte do ar e da umidade das células da madeira. O lí-quido imunizante é transferido do tanque para a au-toclave. Sob pressão, o líquido imunizante penetra nas células da madeira e é, novamente, transferido para o tanque. O vácuo final retira o excesso de produto da superfície da madeira.
A empresa no Rincão foi fundada no dia 1º de abril de 2008 e, desde o início das atividades vem aperfeiçoando a tecnolo-gia no tratamento de madeira de reflorestamento, com produtos específicos. Pela qualidade dos produtos fornecidos, recebeu em 2010 o prêmio Destaque Içarense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário