O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 14 de março de 2011

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Função sexual dos obesos

Resultados de estudo, re-centemente publicados no Jornal da Associação Americana de Medicina, demonstraram que em homens obesos que apresentavam disfunção e-rétil, a redução do peso e a mudança do estilo de vida melhoraram a função sexual.
Existe uma associação en-tre obesidade e função sexu-0al em homens, que é inde-pendente das doenças relaci-onadas à obesidade, como diabete, hiper-tensão ou hiper-lipidemia (au-mento de gordu-ra no sangue). Ou seja, a obesi-dade em si, pode interferir sobre o desempenho sexual.
Para testar se a redução do peso e a mudança do estilo de vi-da poderiam promover al-gum benefício sobre a fun-ção sexual, previamente comprometida, pesquisa-dores da Universidade de Nápolis, na Itália, acompa-nharam, durante três anos, homens obesos com disfun-ção erétil, sem diabete, hi-pertensão ou hiperlipide-mia, e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Estes pacientes foram di-vididos em dois grupos: o primeiro, chamado de in-tervenção, recebeu instru-ções detalhadas de como reduzir 10% ou mais do peso total, a-través da diminuição da in-gestão alimentar e do au-mento da atividade física. O segundo grupo, chamado de controle, recebeu somente informações generalizadas sobre os benefícios para a saúde, produzidos pelo e-xercício e pela escolha de u-ma alimentação equilibra-da, informações essas sem nenhum deta-lhamento.
Após dois a-nos, o grupo in-tervenção apre-sentou uma re-dução do peso (avaliado pelo IMC) e um au-mento de ativi-dade física (me-dida por minu-tos de atividade física por semana). No grupo controle não houve modificação no peso e na atividade física. A função sexual, avaliada a-través de um índice interna-cional de função erétil, me-lhorou significativamente no grupo que reduziu o peso e aumentou a atividade fí-sica. No grupo controle (os que não haviam reduzido o peso e nem aumentado a atividade física), este índice ficou inalterado (ou seja, continuou baixo).
Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário