O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 14 de março de 2011

POLÍTICA - Vereadores cobram melhorias na instalação de rede de esgoto

As constantes reclamações da população, com relação aos estrados provocados nas ruas da cidade, devido à instalação da rede coletora de esgoto sanitário, foram tema de nova reunião.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Desde que começaram as obras de esgotamento sanitário no município, ve-readores e representantes do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) estão sendo “bombardeados” de reclamações da população.
Todos os dias os içaren-ses relatam as dificuldades encontradas ao transitar pelas vias da cidade.
Para cobrar mais uma vez do Samae e da empresa responsável pela obra, a Setep Engenharia, os vereadores André Mazzu-chello Jucoski, o Polakinho (PSDB); Dilnei Darcy Lima (PMDB); Joacir Domingos Pereira, o Boca (PP); Diego Vittorassi (PDT); Jurê Car-los Bortolon (PMDB) e Dar-lan Bitencourt Carpes (PP); estiveram na sede do Sa-mae na manhã desta sexta-feira, dia 11.
Durante o encontro, os legisladores relataram os problemas, que já vêm ocorrendo há quatro meses, ao presidente da autarquia, Paulo Preis Neto.
O presidente, por sua vez, chamou representantes da Setep para que os mesmos também pudessem ouvir as sugestões dos vereadores.
De acordo com Preis, a empresa prometeu asfaltar, nesta sexta-feira, as Ruas Sete de Setembro, Marcos Rovaris e Dom Joaquim Domingues Oliveira, todas no Centro.
O vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) passou boa parte da reunião dando sugestões de como a Se-tep poderia melhorar o serviço. “Os buracos estão a-parecendo depois das chu-vas por que não está sendo feita a compactação do material corretamente. Além disso, estão colocando novamente no local o material retirado da vala, que não é bom. É preciso, para fazer o vigamento, colocar um metro de areia”, explicou Bortolon.
Para o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Po-lakinho (PSDB), a empresa está “enrolando”. “Nas reu-niões pedimos sempre as mesmas coisas, que não estão sendo feitas. Queremos uma solução rápida, pois as ruas estão intransitáve-is”, reclamou Polakinho.
Os engenheiros da Setep informaram que o maior problema no momento é o mau tempo. Com a chuva não é possível fazer asfalto. Por isso, a empresa deixou algumas ruas do centro inacabadas e foi trabalhar nos bairros, onde as vias são de lajota e a chuva não impede o serviço.
Além disso, a Setep relatou que em todas as cidades nas quais fizeram as o-bras da rede de esgoto, a-conteceram os mesmos pro-blemas e a população também ficou indignada com os buracos e sujeira. Porém, ao final da obra, a empresa foi elogiada.
Em conversa pelo telefone com o presidente do Sa-mae, durante a reunião, o engenheiro da Setep, Marcelo Del Moro, informou que o material retirado da vala só é reaproveitado quando a fiscalização autoriza. Quando não é possível reaproveitar, é colocado areão.
Para o vereador Polaki-nho, esta foi a melhor reunião que os legisladores já tiveram com a empresa e o Samae. “Dissemos, com firmeza, o que realmente es-tamos reivindicando. Acredito que as coisas vão melhorar”, observou.
No final de 2010, através de pedidos dos vereadores em reuniões, a empresa paralisou a obra nas ruas pavimentadas e focou na recuperação das vias não pa-vimentadas que ficaram danificadas após a execução do serviço.
Depois da limpeza e restauração das ruas, em novembro os legisladores relataram melhoria na situação. Porém, com a continuação da obra, novos transtornos voltaram a perturbar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário