O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de março de 2011

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS

Portas

Esta reflexão é a da realidade. Uma realidade de portas fechadas, abertas, porém todas a mercê das decisões. Assim é a vida. Tomada de variáveis existenciais. Portas que abrimos, portas que fechamos. Assim é nosso coração. Sorrisos ao novo,ao desconhecido. Sorrisos à esperança, receios de lembranças de perigos, de dúvidas.
Assim somos nós, seres tomados de incógnitas. Certos da incerteza. Apostadores convictos, porém inseguros. As portas existem. Quem as abrirá ou fechará senão nós mesmos? As portas da decisão são nossas.
Abrimos portas para a dor, o choro, a lagrima, o sofrimento, certos de que seremos mais fortes, imbatíveis. Abrimos escancaradamente sem noção do tombo.Abrimos para o orgulho, a auto-suficiência que nos leva ao topo da vida para chegar a conclusão que ninguém nos acompanhou (não fizemos questão). Porém, no topo estamos sozinhos, com portas abertas onde ninguém as alcançará. Abrimos as portas do eu e nela entramos e saímos, gritamos, porém ninguém nos ouve. O eu acostumou-se com a solidão e vive para si.
Fechamos as portas para as pessoas e muitas nunca mais as abrirão. Porque não fechar as brechas? Os deslizes? Os erros? A soberba? Porque não fechar os lábios que proferem palavras que ferem, que machucam. Fechemos os ouvidos para as palavras de maldição.
Fechemos a s entradas do agouro, da ingratidão. Fechemos tudo. Fecharemos as lacunas do preconceito do mundo, a lacuna da depressão, da insatisfação. Isso é lei e é a lei da vida plena. Fechemos os livros que falam de um passado que não volta nem se modifica e os pensamentos que levam a ruína.
Eis a decisão: abrir ou fechar portas. Somos os construtores de uma casa chamada vida onde haverá muitas portas. Portas velhas e novas. Portas emperradas, às vezes portas estragadas pelo tempo. A casa dos sonhos tem as portas que merece. A vida de quem a constrói é o resultado da tomada de decisão. Alguém ou alguma coisa entrará pela porta que abrimos e alguma coisa que não deve entrar fica do lado de fora de fecharmos, tenhamos consciência do que vivemos o resultado de abrir ou de fechar portas. Quem sabe é hora de rever o que faremos dessas portas para que também possamos entrar ou sair sem que tenhamos a impressão de estarmos perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário