O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 15 de março de 2011

GERAL - MTE busca solicitações de Seguro Defeso na Colônia Z-33

Os pescadores do Balneário Rincão, associados à Colônia de Pescadores Z-33, têm até esta terça-feira, dia 15, para entregar a documentação necessária a fim de receber o auxílio do Seguro Defeso.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego estarão na Colônia Z-33, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, nesta terça-feira, dia 15, para receber o último lote de solicitações de Seguro Defeso. O benefício é concedido ao pescador profissional que teve as atividades paralisadas no período de defeso.
Os trabalhadores que a-inda não fizeram a entrega da documentação para receber a assistência financeira têm até hoje para a-presentar o pedido. São a-proximadamente 150 pescadores retardatários.
Praticamente 600 seguros defesos da Colônia Z-33 já foram liberados para as contas dos pescadores e pescadoras.
Alguns ainda não receberam porque o posto da Caixa Econômica Federal no Balneário Rincão não comportou a demanda.
“É importante dizer que os defesos, em sua maioria, foram liberados na sexta- feira antes do Carnaval. Os pescadores que não receberam devem passar na Colônia a partir do dia 16, pa-ra saber o que houve”, explica o presidente da Colônia Z-33, João Picollo.
De acordo com presidente, quase R$ 1,3 milhão entra no município de Içara pelas mãos dos pescadores e pescadoras.
“Precisamos cada vez mais nos unir em volta da nossa Colônia, para forta-lecê-la. Lembrando que ela não é do governo, nem do presidente. Ela é só e unicamente gerenciada e sustentada com o dinheiro e a participação dos associados”, enfatiza Picollo.
Nos dias 9, 10 e 11 de março, a Colônia de Pescadores Z-33 esteve empenhada no recebimento das solicitações de Seguro De-feso dos pescadores associados. Haverá, ainda, u-ma segunda fase de recebimento, dentro de 30 dias.
“Agradeço ao Ministério do Trabalho e Emprego de Criciúma que, reconhecendo os direitos dos pescadores, não mediu esforços pa-ra atendê-los bem. Também aos funcionários do INSS e da Receita Federal que auxiliaram nas pendências documentais de alguns pescadores”, disse Picollo.
O presidente alerta, ainda, que os trabalhadores que estão com carteiras vencidas em 31 de dezembro de 2010, devem ir à Colônia. Mesmo aqueles cujas carteiras já estejam no local. É necessário estar munido com o documento NIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário