O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de março de 2011

VARIEDADES - Ítalo-Veneta convoca entidades para reunião nesta sexta-feira

Içarenses preocupados com a preservação da cultura das etnias que colonizaram o município se reúnem na noite desta sexta-feira, dia 11, para pedir um espaço para encontros e aulas.

(Divulgação)

A busca por um espaço para a realização de encontros de associações culturais e étnicas da cidade mobilizou a Associação Cultural Ítalo-Veneta de Içara.
A instituição está convocando as demais entidades da área para participarem de uma reunião a fim de organizar o Centro Cultural, para que o mesmo possa a-brigar as associações iça-renses.
O encontro acontece nesta sexta-feira, dia 11, às 20h, na Avenida Esmael da Silva, sala 1, Restaurante Nostri Amici (ao lado da Agência de Correios).
De acordo com a secretária da Associação Cultural Ítalo-Veneta de Içara, Silé-sia Pizzetti Augustinho, o objetivo do encontro é solicitar às autoridades competentes a concessão das salas semi-construídas do Centro Cultural para alojar as associações culturais e étnicas de Içara.
“Fomos conferir o local, que já possui algumas paredes erguidas. Vamos pedir para que possamos nos reunir lá”, diz Silésia.
A secretária ressalta a preocupação com o acervo e resgate das origens. “Es-tamos no ano dos 50 anos do município e ainda nos encontramos desalojados, sem um único espaço para nos encontrarmos, ministrar cursos, fazer os ensaios e abrigar nosso patri-mônio, que não é muito, mas se encontra espalhado na casa dos associados”, conta a secretária.
Segundo Silésia, desde 2009, quando perdeu o espaço na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, a associação italiana decaiu, não realizando mais reuniões e aulas.
“A Academia Içarense de Letras e Artes (AILA) conseguiu uma pequena sala, mas que precisa deso-cupar. Os grupos de dança polonesa, italiana, açoriana e afro desapareceram. A Associação Coral é a única que ainda continua em atividade. Pois, por intercessão, permaneceu u-sando o espaço da Casa da Cultura”, explica.
Silésia enfatiza o momento oportuno para discussão. “As nossas associações culturais estão quase extintas às portas dos 50 anos de Içara. A cultura es-tá regredindo. As pessoas que ainda se preocupam em preservar a cultura ori-unda de seus antepassados precisam tomar uma atitude”, observa.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio de Mello, foi convidado para o evento. Ele será questionado pelo grupo sobre a utilização da estrutura do Centro Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário