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sexta-feira, 1 de abril de 2011

De olhovivo na Educação

Autismo: um convite a esperança

Dentro da classificação médica o Autismo não é cara-cterizado como doença, por definição o termo “doença” não apresenta condições estáveis sendo assim está su-jeito a constante avaliação e mudança onde o sujeito pode ser tratado e ser passível de cura, já o autismo não têm uma causa específica e não tem cura. Define-se o autismo como sendo um transtorno de ordem neuroló-gica comportamental que afeta o indivíduo em diversos níveis do seu desenvolvimento, comprometendo a sua relação com o meio. Apesar de autistas, alguns indiví-duos apresentam inteligência, fala preservada, outras apresentam deficiência intelectual associada, mutismo, outros parecem estar distantes e presos a comporta-mentos restritos e rígidos, mesmo assim cada um é um ser único diferenciado.
Em 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Cons-cientização do Autismo, a APAE, mantenedora da Es-cola Especial “ Sonho Dourado”de Içara vem contribuir em favor desta causa.
A nossa escola trabalha no atendimento da pessoa autista onde a perspectiva se faz por meio de uma es-trutura diferenciada capaz de mudar o curso da vida de nossos educandos.
O amor, o afeto e a respon-sabilidade é a nossa ferra-menta de trabalho, centrado na pessoa e no contato de estabelecer a esperança com base em uma atitude de aceitação. Nosso espaço oferece condições necessárias de atendimento especializado para o autista. Dentro da proposta pedagógica com base nos métodos (Teacch e Son-Rise®) e recursos pedagógicos de PCS – Comunicação Alternativa bus-camos o desenvolvimento de atividades estruturadas e projetadas para ajudar a criança especial a desenvolver habilidades sociais fundamentais partindo do interesse pessoal de forma lúdica e prazerosa. O modelo de de-senvolvimento do programa é descrito a partir de cada estágio do desenvolvimento do aluno.
De acordo com os objetivos da instituição que atende mais de 200 alunos dentre eles um total de 12 alunos autistas que frequentam a sala para TID – Transtorno Invasivo do Desenvolvimento é desenvolver e ampliar cada vez mais os atendimentos ora prestados nos seto-res de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia, arteterapia além dos a-tendimentos médicos especializados em psiquiatria, neurologia e clínica médica e atividades de informática, arte e educação física sem deixar de lado a participação efetiva dos pais nos grupos e palestras sobre o tema.
É duro! Mas ainda nos deparamos com atitudes de estranheza diante do autista; com seus comportamentos estereotipados, movimentos estranhos, balançar do corpo, o autista grita, fala alto, não percebe o outro; en-fim,isso gera rejeição. O autista choca a sociedade.
Vamos fazer desse dia um dia especial! Portanto, nesse 2 de abril vamos aderir e nos sensibilizar para criar em nós atitudes de ACEITAÇÃO e RESPEITO ao AUTISTA, porque todo nós somos diferentes, inclusive o autista.
SEJA CONSCIENTE, ACEITE O DIFERENTE, NÃO EXCLUA. INCLUA.

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