O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

De olhovivo na Segurança

Segurança pública está
um “fiasco” em Içara


Você já pensou um dia ver um policial com medo de bandido? Pois é, por incrível que pareça, isso está acontecendo com a Delegacia da Policia Civil de Içara. Conforme uma determinação interna, aprovada pelo delegado responsável, o senhor Rafael Marin Ias-co, as portas do órgão público estarão fechadas todos os fins de semana. Isso mesmo!
Existe uma "plaquinha" na porta da delegacia que indica "quais os crimes" que os policiais de plantão irão registrar os Boletins de Ocorrência, se o seu caso não tiver listado, você terá que lamber suas feridas, aguardar até segunda-feira (dando tempo para o ladrão fugir), para conseguir ter qualquer atenção policial para o seu caso.
Um caso, recente de falta de atendimento, foi com a família do acadêmico de Jornalismo, Djonathan Gere-mias. No último domingo, dia 8 de maio, a casa de Geremias foi invadida por dois adolescentes e roubada. O apartamento fica localizado no Centro de Içara. Ao procurar ajuda na Delegacia de Polícia, não puderam registrar o BO, porque o policial de plantão re-cusou-se a fazê-lo, porque estava "assegurado" pela determinação do delegado, que para justificar a decisão de fechar a delegacia, usa os casos de ataques o-corridos em Florianópolis, em algumas delegacias da capital catarinense.
Logo após, a família do estudante, foi até a Policia Militar da cidade, e também não tiveram muito respaldo. Quando chegaram lá, foram informados que a única viatura do plantão tinha saído pra ronda e não sabiam quando iria voltar. Depois de todo esse corre-corre por segurança, eis que os pais de Djonathan li-gam para a Policia Militar de Criciúma, que mandou imediatamente uma viatura até o local, porém não puderam fazer muita coisa, e a também informaram que desconheciam da tal "medida de prevenção". "Ninguém nos avisou", afirmou um dos policiais para a família.
Agora eu pergunto: Polícia fechar as portas por medo de bandido? Que palhaçada é essa? Sabemos que o setor está sucateado, mas deixar de atender o ci-dadão, deixar de cumprir com o dever ao qual fizeram juramento é algo que não consigo achar explicações. Alô Governo do Estado de Santa Catarina? Alô Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina? Alô delegado Iasco? A culpa é de quem? Do cidadão comum, que paga seus impostos para ter educação, saúde e segurança, e o que vemos é essa falta de consideração a vida? Queremos respostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário