O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

VARIEDADES - Comissão escolhe hino dos 50 anos dentre 21 inscrições

As inscrições para o concurso que escolherá o hino para os 50 anos de Içara encerraram no dia 29 de abril; 21 hinos foram compostos e estão concorrendo a R$ 5 mil nesta sexta-feira, dia 13.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O concurso promovido pela Administração Muni-cipal de Içara para escolher o 4º símbolo do município, o hino para os 50 anos, tem a próxima etapa nesta sex-ta-feira, dia 13.
A partir das 13h, a comis-são julgadora do concurso vai se reunir na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes para escolher o me-lhor hino dentre os 21 ins-critos. “A maioria das ins-crições vieram de Içara mesmo, mas ainda temos inscritos de Criciúma, Or-leans e outras cidades. Até de outros estados, como Mato Grosso do Sul”, conta a idealizadora do concur-so, a escritora Maria de Fá-tima Silveira Pavei.
O ganhador vai receber R$ 5 mil e o hino para os 50 anos de Içara fará parte do livro Além dos Trilhos do Trem – 50 Anos de Emanci-pação Política de Içara, que está sendo escrito por Ma-ria de Fátima.
“No capítulo onde cito os três símbolos de Içara, a bandeira, o brasão e o hino municipal, vou incluir, a-lém do edital do concurso, a letra do 4º símbolo, que é o hino para os 50 anos da cidade. Também resolvi in-cluir os nomes de todos os participantes do concurso, como uma forma de valori-zação pelo empenho que eles tiveram”, comenta a escritora içarense.
O livro Além dos Trilhos do Trem já está com 300 páginas prontas, segundo Maria de Fátima.
A homologação das ins-crições pela comissão orga-nizadora aconteceria no dia 6 de maio, mas foi adi-ada para esta sexta-feira, por causa do Festival Lite-rário, na semana passada.
Fazem parte da comis-são Alexandra Cavaler, Bonifácio Espíndola Neto, Tereza Feltrin Borges, Ma-ria de Fátima Silveira Pa-vei, Fabiana do Amaral, Lislaine Custódio e Maria da Conceição Búrigo Lima.
“Estas pessoas foram es-colhidas por, além de co-nhecerem sobre o muni-cípio, entenderem de lin-guística e música”, explica a escritora.
A seleção do hino pela comissão organizadora, será feita através da leitura das letras e da audição dos CDs. O lançamento público do hino selecionado acon-tecerá em sessão solene na Câmara Municipal de Iça-ra no dia 6 de junho.
Maria de Fátima destaca que a música deve ter de três a quatro minutos de duração. “Se passar de quatro minutos o hino será desclassificado”, esclarece.
O autor do hino vencedor cederá os direitos autorais à Prefeitura Municipal, que poderá fazer uso para o enriquecimento da cul-tura e educação no muni-cípio de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário