O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

POLÍTICA - Processo de Gentil e Zanolli é adiado para mês de agosto

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) contra os dois está em segredo de justiça e a próxima audiêcia das testemunhas foi prorrogado pelo Ministério Público da Comarca de Içara.

(Divulgação)

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AI-ME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009, foi movimentada nesta terça-feira, dia 10, com uma audiência no Fórum de Içara. Mas por motivos não explicados os depoimentos foram prorrogados para 9 de agosto.
Testemunhas foram chamadas a depor perante o juiz a partir das 17h30min. Entre elas estavam o sub-prefeito do Balneário Rin-cão, Jairo Celoy Custódio; o secretário de Agricultura, Silvio Viana; ex-prefeito Deobaldo Pacheco, o economista Murialdo Canto Gastaldon, e a testemunha considerada “chave” do processo, o ex-secretário de Assistência Social de Içara, Adair Benjamim de Souza, o China. O ex-secretário do governo de Gentil já anunciou que tem preparado provas que podem comprometer o prefeito.
Porém, o resultado da audiência e mais detalhes do processo não puderam ser divulgados, pois o mesmo está sob segredo de Justiça.
A parte acusadora considerou improvável que todas as testemunhas fossem ouvidas ainda na terça-feira e que alguma resolução fosse tomada pelo juiz. A equipe de defesa não quiz se manifestar.
A audiência já havia si-do adiada por três vezes, sendo nesta quarta vez marcada, mas com horário inviável para os devidos esclarecimentos.
O processo possui 22 volumes, cerca de seis mil folhas, o que faz com que demore mais para ser julgado.
O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e o vice José Zanolli estão em Brasília, onde participam da XIV Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios, encontro que reúne o maior número de autoridades políticas do país.
Este ano a marcha visa estabelecer o relacionamento do movimento mu-nicipalista com o governo federal.Em pauta está a regulamentação da emenda 29, a distribuição de royal-ties do pré-sal e a quitação dos restos a pagar dos anos de 2007, 2008 e 2009.
De acordo com o prefeito Gentil da Luz, este é um momento oportuno para os prefeitos apresentarem as demandas e discutirem soluções em conjunto. “Os problemas individuais de cada gestão têm importância, mas devem ser resolvidos noutro momento, na Marcha devemos aproveitar a coletividade para discutir o macro”, ressaltou.
A XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios iniciou ontem e vai até quinta-feira (12). A presença da presidente Dilma Rousseff (PT) está confirmada para às 18h. Nesta terça, a petista recebeu uma parte dos prefeitos o que gerou protestos daqueles que não conseguiram entrar no Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário