O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Polícia: Homicídios no Estado têm queda no primeiro semestre

Em relação ao mesmo período de 2010 houve uma queda de crimes neste primeiro semestre segundo informações preliminares da Secretaria de Segurança Pública do Cidadão de Santa Catarina.
(Foto Maso Nyetto)
O número de assassinatos em Santa Catarina caiu 2,81% neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2010. É o que mostra documento elaborado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísticas, da Diretoria de Informação e Inteligência da SSP e entregue em agosto ao secretário da Segurança Pública, César Grubba.
Foram 462 homicídios dolosos registrados em 2010 contra 449 atendidos este ano. A taxa por grupo de 100 mil habitantes é de 7,18%, abaixo, portanto, do que sugere a ONU para designar uma epidemia de assassinatos.
O documento, traz ainda um perfil do autor e vítima, o índice de resolução dos crimes e as dez cidades com maior incidência deste tipo de delito.
De acordo com o documento, os autores de crime são, de forma exponencial, do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, e com antecedentes criminais. Já, as vítimas apresentam perfil semelhante – homens, com idade entre 18 e 24 anos e com antecedentes. Ainda segundo o relatório, o crime de homicídio em Santa Catarina é cometido, expressivamente, por arma de fogo, tendo como motivação a desavença e o tráfico de drogas e acontecem, em sua maioria, em via pública e de forma secundária na residência da vítima.
Os homicídios acontecem principalmente nos finais de semana.
Para os pesquisadores, a maior incidência de homicídios nesses dias se explica pelo consumo de drogas e álcool, que funcionam como desencadeadores de comportamentos violentos, bem como a presença das vítimas em casa.
Os assassinatos acontecem com mais relevância no período compreendido entre 18h e meia-noite. Os 73,11% dos crimes são praticados por uma única pessoa, e 26,89% envolvendo dois ou mais autores.
O índice de resolutividade é alto. 58,8% dos homicídios tiveram autoria identificada em Santa Catarina.
Dentre os casos apurados, têm-se a seguinte forma de apuração:
- Investigação policial – 76,14%- Apresentação espontânea – 10,98¨%
- Flagrante no ato do crime – 9,47%
- Flagrante após o crime – 3,41%
De um universo de 293 municípios, em 92 cidades foram registrados homicídios e em 2010 não há registro deste crime. No primeiro semestre de 2011, em apenas 9 municípios ocorreram homicídios todos os meses: Araquari, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José, Grande Florianópolis.
Abaixo as 10 cidades com os maiores números de homicídios.
1o) Florianópolis: 52
2o) Joinville: 33
3o) Itajaí: 28
4o) São José: 26
5o) Chapecó: 25
6o) Palhoça: 20
7o) Camboriú: 18
8o) Blumenau: 18
9o) Criciúma: 13
10o) Tubarão: 10
Em contrapartida, cidades como Lages, Balneário Camboriú e Navegantes registraram queda no número de assassinatos.
Para o secretário César Grubba, a estatística de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse Grubba ao analisar o documento.
Pelo ocorrências registradas nas Polícias Militar e Civil a maior incidência de crimes (Assaltos, homicídios e furtos) em Içara são devido o tráfico de drogas que atinge adolescentes e jovens içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário