O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Geral: Lançada hoje campanha "Brasil livre da Rubéola"

Começa hoje a campanha contra a rubéola em todo o Brasil. Em Içara, a vacinação já havia iniciado, porém os resultados atingidos foram pequenos. Apenas 4.026 pessoas foram vacinadas."Nós pretendemos atingir 18.948 pessoas e para isso estamos com vários postos de vacinação", conta a coordenado da Vigilância Epidemiológica de Içara, Susana Novelli Tassi.
Organização voltada para o bem
Para atender a população no dia de hoje, os responsáveis pela saúde dos içarenses terão postos de atendimento funcionando das 8h às 17h.
São 21 postos de saúde abertos por toda a cidade, além de barreiras de profissionais, que estão nos bairros Vila Nova (no caldo de cana) e Liri (na Polícia Rodoviária).
Para conseguir um maior número de pessoas livres da doença, ainda haverá profissionais da saúde na Unisul, em empresas do município, no Paço Municipal Ângelo Lodetti e em todos os setores da administração.
Além disso, ainda foi montado um estande da saúde onde uma equipe de profissionais está vacinando quem passa pela Festa de São Donato, no centro de Içara.
Porém, quem não puder se vacinar no sábado não precisa se preocupar. Segundo a coordenadora, a campanha continua por algum tempo. "A vacina contra a rubéola vai ser oferecida em todo o Estado até 12 de setembro, assim como no restante do Brasil. Além disso, ainda teremos mais um sábado em que haverá plantão em Içara: dia 30 de agosto", afirma.
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não devem se vacinar, assim como pessoas que foram submetidos a quimioterapia há menos de três meses.
Que doença é esta?
A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. A característica mais marcante são manchas vermelhas, que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro.
A rubéola transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
A falta de cuidados
A campanha da poliomielite supostamente terminaria amanhã, contudo Susana relata que a falta de interesse dos pais fez com que nem 50% da meta de vacinação fosse atingida. "Eu acredito que os pais tenham medo de fazer a vacina da Rubéola e por isso, não trazem seus filhos para fazer a da pólio", conta.
Contra a Pólio, a meta era vacinar 841 crianças com idade menor de um ano e 3.657 crianças com idade entre 1 e 4 anos, em um total 4.498, mas o número atingido não chegou nem perto. Quem ainda não levou os filhos de 0 a 5 anos, deve se encaminhar o mais rápido possível à um posto de saúde.
A Poliomielite
A pólio é uma doença infecciosa causada pelo polio-vírus, que pode gerar paralisia ou morte. A infecção é mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário