O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 4 de outubro de 2008

Geral: Alunos do Cefet recebem laboratórios para prática educativa

Os alunos dos cursos técnicos gratuitos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Içara ganharam ontem o incentivo que estavam esperando: depois de quase um mês de aulas teóricas, os laboratórios foram finalmente inaugurados. "Eles estavam em aula desde o dia 10 de agosto, aprendendo a teoria e história de cada um dos cursos. Mas claro que com os laboratórios o entendimento é maior", explica Glória Mariano, coordenadora do Cefet de Içara.
A professora de Modelagem Têxtil, Maria Aparecida Matias, concorda. Segundo ela, os alunos estão bastante interessados, apesar de curiosos. "Muitos deles nunca tinham visto nada disso antes e eles se sentem meio confusos, mas o interesse é geral, pois eles sabem que o mercado é promissor", explica.
Gilberto Antônio Pavei, do bairro Jardim Elizabete é um deles. Único entre as mulheres do curso, ele nem se incomoda. "Eu sei que vou sair daqui com algo garantido. Depois desse curso, quero partir para a costura também. Me especializar mesmo", relata. Para Pavei, o curso está sendo ótimo. "Eu já tenho 33 anos e nunca tive oportunidade de fazer uma faculdade, apesar de sempre ter tido vontade", diz.
Os cursos oferecidos gratuitamente
O centro oferece hoje os cursos de Modelagem Têxtil, Costura Industrial, Soldagem e Informática. Os quatro cursos foram escolhidos conforme a demanda apresentada pela comunidade e pelas empresas, além da consulta ao Sine, que segundo ela, manifestou a necessidade de qualificação da mão-de-obra no município. "O nosso objetivo é formar os alunos e já os colocar no mercado de trabalho", afirma Glória.
E essa é uma meta que está perto de ser alcançada. Os cursos de Costura Industrial e Modelagem são de 240 horas, já o de Soldagem é realizado em 200 horas de aulas. O de Informática é o menor, com apenas 100 horas.
O mercado de trabalho
De acordo com a coordenadora do Cefet, 14 empresas já fecharam parcerias com a escola para contratação de alunos. "Hoje (segunda-feira) apareceu mais um interessado: a empresa Librelato, que diz que vai contratar a turma toda". Contudo, nem todos os empresários precisam de tanta mão-de-obra. "A maioria vêm até o Cefet e tem uma conversa com os alunos. Eles afirmam que só contratarão os melhores da turma", conta.
Fila de espera
A procura pelos cursos do Cefet está tão grande que já há filas de espera para quando abrirem as novas inscrições. Dados do centro informam que mais de 500 pessoas já deixaram os nomes.
Conforme a coordenadora, depois das eleições, novas vagas podem surgir. Porém, os novos alunos não serão escolhidos por sorteio, como da última vez. De agora em diante, uma prova será realizada para a seleção.
Içara será um campus de Criciúma
Segundo Marcelo Carlos da Silva, diretor de expansão do Cefet em Santa Catarina, a unidade de Içara será um campus do Cefet que será construído em Criciúma.
De acordo com Silva, o Ministério da Educação permite que os centros de educação sejam instalados a um raio de 30 a 40 quilômetros uns dos outros. "E como Içara está muito próxima de Criciúma, não teria como montar um centro autônomo administrativamente nas duas cidades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário