O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 4 de outubro de 2008

Variedades: Morre o último ex-combatente

Içara está de luto. Morreu quinta-feira, Tadeu Zackzeski, militar aposentado. Ele sofria de uma efisema pulmonar, que já o incomodava há muito tempo. Familiares e amigos foram dar o último adeus ao ex-combatente, nascido em dezembro de 1920.
Zackzeski trabalhou dos 9 aos 20 anos na lavoura de milho e feijão. Em 1941 comandou na Itália, 24 homens na Segunda Guerra Mundial. Por este ato de bravura do recebeu do Ministério da Guerra do Brasil o Certificado de Reservista Especial da 1ª Categoria, em 1945, que até a sua morte, ficou pendurado na parede, junto com outras homenagens que recebeu durante os anos.
Depois da guerra, trabalhou por muitos anos como carteiro em Içara, aposentando-se em 1974.
Zaczeski falava com tristeza da guerra, onde perdeu muitos amigos e não sofreu nenhum tiro. Católico fervoroso, nunca perdia uma missa ou deixava um dia sequer de rezar o terço, dizia que o fato de retornar são e salvo de uma guerra é porque ele tinha uma missão na Terra. "
Um homem humilde e de grande sabedoria, Tadeu tinha muitos amigos, o que fazia com sua casa estivesse sempre cheia de gente.
Todos os anos o comando do 28º GAC do Exército Brasileiro, localizado em Quarta-Linha, prestava uma homenagem aos ex-combatentes, e Tadeu Zaczeski, sempre se fazia presente.
Uma das coisas que mais gostava de cultivar o quintal da casa, onde tinha alface, repolho, todos sem agrotóxico.
Era casado com Maria Schuckluski, teve seis filhos, 10 netos e dos bisnetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário