O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 21 de março de 2009

VARIEDADES - Moda outono-inverno 2009 já está nas ruas de Içara

Nesta sexta-feira, dia 20 de março, iniciou oficialmente o Outono e, com essa data, veio o friozinho (a chuva de ontem) e as novas coleções da estação já estampam as vitrines das lojas de Içara.

A previsão de frio intenso durante o outono pode trazer benefícios para a economia catarinense, segundo o site ClicRBS.

Segundo a Central RBS de Meteorologia, o outono em Santa Catarina será influenciado pelo fenômeno climático La Niña — resfriamento da temperatura do Oceano Pacífico na linha do Equador, provocando mudanças nos ventos —, que desencadeia mudanças no clima várias partes do planeta.

Neste ano, o frio intenso, típico do inverno, pode chegar mais cedo. Está prevista a chegada antecipada de massas de ar frio polar ao Estado, mas a condição está relacionada com a intensidade do fenômeno em 2009, que não deve ser tão forte.

O friozinho que aparece de vez em quando, intensificado a cada dia, marca o início da chegada do outono e os lojistas viajam a São Paulo em busca de estoque apropriado.

De acordo com a proprietária de uma loja de roupas no Centro de Içara, há mais de dez anos, Geneci Viana Feliciano, o que vai mudar mesmo é a moda indiana, em virtude da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo de Televisão. “Possivelmente, isso será novidade para os adolescentes que seguem a moda, pois nós já trabalhamos com esse tipo de roupa há um bom tempo”, comentou Geneci.

O proprietário de outra loja no centro de Içara, Jorge Viana, já tem à disposição as peças em modelo indiano e garante: “Estampas tigradas, de bichos, listras, mangas largas e muito dourado marcarão essa moda outono-inverno para o segmento feminino”.

Geneci concorda, ao prever que tecidos finos, bordados em relevo, roupas bem coloridas são a possível tendência dessa estação. Para a linha masculina, não muda, segue a mesma do ano passado. “Sabemos pelo o que as empresas nos mandam nos folhetos e revistas, não há diferença notável na moda masculina”, informou.

A estilista Gabriela Melo informa que os moletons, jaquetas e calças, seja com listras ou xadrez, continuam sendo o figurino do homem nesse outono e inverno de 2009. Já nas mulheres predomiam tecidos: cotton bio, veludo, veludo cotelê, flanela, seda, cores neutras e suaves.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário