O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

POLÍCIA - PM alega que alto custo impede que Içara tenha 190

Quem precisar utilizar o sistema de emergências da Polícia Militar, conhecido popularmente por 190, acaba sendo redirecionado para a Central de Criciúma, pois em Içara não existe.

O sistema de emergência 190, da Polícia Militar, tem como base central o Comando de Criciúma, devido a alta tecnologia milionária, sendo ela responsável por atender seis municípios da Amrec, inclusive Içara.

De acordo com o major Jorge Luiz da Silva, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara, uma pessoa que liga para o número 190 e é redirecionada para Criciúma não perde qualidade nem rapidez no atendimento, pois o sistema consegue encontrar e entrar em contato diretamente com a viatura mais próxima do local da ocorrência.

Segundo o tenente Ronaldo Cruz, da Polícia Militar de Criciúma, o chamado da ocorrência é recebido pelos atendentes telefonistas, que repassam para um soldado despachante, que, por sua vez, localiza e comunica via rádio os policiais próximos do local. Cada viatura contém um rádio de comunicação, bem como em cada posto policial.

Conforme o tenente, “todo esse processo, acontece em segundos, quando as viaturas estão disponíveis”.

“Há aproximadamente 1200 telefonemas por dia para o 190, isso ocupa quase todas as viaturas durante o dia inteiro”, explica o Silva, que continua: “Se cinco ocorrências são recebidas e não há veículo disponível, infelizmente, elas têm que aguardar”. O major ainda informa que destas 1200 chamadas, cerca de 250 são trotes.

Cruz conta que não há previsão para que os municípios vizinhos de Criciúma obtenham a própria central 190, pois o sistema é muito caro. Outros iguais só em grandes cidades, como Florianópolis, Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú.

“Com esse sistema, é possível localizar ruas muito rapidamente, há video-monitoramento e verificador de placas e de nomes, caso haja algum antecedente registrado do veículo ou da pessoa envolvida, explicou o tenente Ronaldo Cruz.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário