O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DISTRITO - Começa a Temporada da Tainha no Balneário Rincão

Oficialmente começou no dia 15, sexta-feira, e o município içarense começa a se movimentar, tanto os pescadores da Colônia de Pesca Z-33 quanto os organizadores da Festa da Tainha.

Está aberta a Temporada da Tainha, que vai de 15 de maio até 15 de agosto.

Segundo a secretária da Colônia de Pesca Z-33, Cida Luciano, os peixes saem do Uruguai e da Lagoa dos Patos (RS) em direção à costa do Rio de Janeiro para a desova, na subida eles passam por Santa Catarina e, claro, pelo Balneário Rincão, onde 26 cabos de rede fixos já estão armados e mais 34 redes coloniadas estão em Jaguaruna.

Entretanto, a quantia de tainha pescada ainda não chega a 300kg, o que é considerado muito pouco, segundo Cida, mas ainda é esperado uma quantidade bem maior.

A época movimenta também o comércio, mais precisamente quando se trata da Festa da Tainha, evento anual que neste no ocorre nos dias de 10 a 14 de junho, no Distrito.

Segundo o organizador, Deobaldo Pacheco (o Bado, ex-prefeito de Içara), no dia 10, o evento começará às 22h, no centro comunitário, com um baile em escolha da “rainha da festa”, em seguida, um jantar.

No dia 11 de junho, um evento religioso católico e em seguida um almoço. No dia 12, um jantar e, por fim, no dia 14, domingo, um almoço encerrará a festa.

Pacheco conta que o espaço do restaurante, no centro comunitário, será ampliado, com um pavilhão de lona, para o buffet. “Antes tinhamos 800 lugares disponíveis, dessa vez teremos mais 350”, conta.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário