O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

ESPAÇO LIVRE - Grupo de Estudo “Içara Pensa Diferente”

Desde o inicio de 2009, quando ressurgiu o assunto referente a emancipação do Balneário Rincão, um grupo multi-disciplinar, denominado “Içara Pensa Diferente”, vem se reu-nindo com a finalidade de propor a alteração do mapa do Distrito do Rincão.

Esse grupo busca uma forma que a emancipação se torne menos traumática ao município de Içara. Essa ideia nasceu a partir do exemplo de Araranguá, que há alguns anos atrás passou por um processo semelhante de desmembramento. Inteligentemente, o município vizinho ficou com a praia de Morro dos Conventos na emancipação do então Distrito Arroio do Silva.

Tomando-os como ponto de partida começamos a levantar vários questionamentos: se foi possível em Araranguá, por que não aplicarmos a mesma linha em Içara? Até que ponto a cidade deve abrir mão de suas principais riquezas naturais ao futuro município? Não seria interessante para ambos (sede e distrito) que Içara continuasse com uma faixa de litoral?

Além disso, temos muito orgulho da última estrofe do nosso Hino:

“O oceano, as aragens e os lagos,
Generosos quinhões da natureza,
E teu solo e teu céu encantado,
São fascínios de amor e ternura”

A partir disso, o grupo multidisciplinar vem se reunindo semanalmente para desenvolver alternativas viáveis a essa questão. E nesse período houve várias propostas com abordagem Econômica, Turística, Ambiental, Cultural e Histórica.

O objetivo do grupo “Içara Pense Diferente” é mobilizar toda a sociedade içarense, inclusive os partidos políticos para discutir essa temática, para que juntos possamos achar uma solução adequada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário