O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

VARIEDADES - Dia do Enfermeiro: histórias e dados sobre a profissão

Eles cuidam e protegem os enfermos. Para alguns são até descrito como os “anjos brancos”. Conheça a vida de alguns enfermeiros do município e um pouco da história desta profissão.

“Não sei ao certo porque escolhi esta profissão”, diz a chefe de enfermagem do Posto de Saúde Central, Magda Andréia de Britto, 29 anos. “O que sei é que depois que dei início à faculdade eu simplesmente me apaixonei por esta área e hoje tenho a plena certeza que foi Deus que me guiou na escolha”, conta a enfermeira, que se orgulha ao lembrar da breve atuação na área.

Magda segue há um ano e meio na área de enfermagem. Em Içara, seu tempo é de um ano. Ao definir a importância deste campo para a sociedade, as palavras da jovem demonstram orgulho e amor em dedicar-se exclusivamente ao amparo das pessoas. “Essa é uma profissão de cuidado. Nós enfermeiros estamos sempre cuidando, indicando o caminho, orientando e dando apoio aos pacientes”, definiu. “Aqui em Içara, penso que essa importância é ainda maior, já que a maioria dos postos tem a recepção dos enfermeiros”, ressaltou a chefe de enfermagem do Posto Central.

Para a coordenadora geral dos enfermeiros de Içara, Glícia Pagnan Silveira, o conhecimento amplo e a hospitalidade dos profissionais são essenciais para ressaltar a representação de cada um em qualquer lugar do mundo. “O enfermeiro tem grande importância na saúde pública já que é provido de conhecimento amplo. Além disso, eles são os primeiros a acolher o usuário deste serviço”, definiu a coordenadora, orgulhosa.

De acordo com Glícia, atualmente, Içara totaliza o número de 20 enfermeiros, entre efetivos e contratados. Ela ainda informou que devido a todos os problemas do processo seletivo e de toda demanda de serviço nos postos e PSF’s, o município não pôde programar nenhuma atividade para este dia.

Mas... por que 12 de maio é o dia do enfermeiro?

O Dia Mundial do Enfermeiro comemora-se no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída nos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário