O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de junho de 2009

GERAL - Grevistas do INSS de Içara impedem entrada de funcionárias substitutas

Desde às 7h da manhã desta segunda-feira, os três grevistas do INSS de Içara, junto ao coordenador do Sindicato dos Previdenciários, barraram a entrada de duas funcionárias substitutas.

Os três funcionários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Içara que aderiram à greve nacional bloquearam ontem pela manhã a entrada das duas funcionária contratadas temporariamente para substituí-los.

Quem estava com eles era o coordenador geral do Sindicato dos Previdenciários de Santa Catarina, Vilmar Braz de Souza (de camiseta laranja na foto ao lado), que veio de Florianópolis especificamente para esse ato.

O atendimento do INSS à população não foi interrompido, pois os grevistas não impediram que os cidadãos entrassem, apenas as funcionárias, que são de Orleans. Inclusive, algumas pessoas que passavam e tinham receio de se aproximarem eram tranquilizadas pelos grevistas. Não foi usado de violência para com as funcionárias que, calmamente, esperavam na rua por instruções da gerência.

“Essa foi uma decisão do comando estadual, em reunião, sexta-feira. Não aceitaremos que coloquem outros funcionários, para descaracterizarem a greve”, expôs o coordenador.

Também estava presente a gerente executiva da Região Sul, Marilu Scalabrini da Cunha (foto ao lado), que tentou resolver a situação “constrangedora” de forma pacífica.

Ela diz respeitar o pleiteamento, mas que o Estado não reconheceu o movimento como greve (por não haver tentativas de acordo antes dela) e, por isso, acionou a procuradoria, que providenciou um interdito proibitório.

“Estou no pleno direito de contratar funcionários para suprirem a falta do quadro. A população tem que ser bem atendida. E onde está o direito de ir e vir das funcionárias? São por esses motivos que eu repudio esse ato”, argumenta Marilu.

À tarde, o coordenador se reuniu com os representantes de Orleans que decidiram, a partir de amanhã, aderir à greve, inclusive as duas funcionárias que vinham para Içara. “Agora, só se contratarem outros funcionários de um outro município”, expôs o coordenador geral do sindicato.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário