O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de junho de 2009

VARIEDADES - Mangá: a cultura do desenho japonês em Içara

Os mangás estão presentes no mundo inteiro e são febre entre os jovens, desde desenhos como Dragon Ball Z até a Turma da Mônica. Agora, Içara conta com a primeira oficina de Mangá.

O popular estilo japonês de desenho em quadrinhos é chamado de Mangá.

Ao contrário do estilo americano, no qual se valorizam bastante os detalhes e os sombreamentos dos desenhos, o mangá dá mais valor às expressões e aos sentimentos dos personagens.

Por isso, olhos grandes e arredondados, pouca sombra e contornos limpos (geralmente em preto e branco) são características marcantes do estilo japonês de desenho.

Segundo o professor de artes e mangá, Rennato Britto, “no desenho americano, o roteiro é pouco trabalhado, ao contrário do mangá, que tem roteiros curtos e objetivos”.

A popularidade dos mangás se dá mais entre os jovens fãs e os adultos que se especializam nas técnicas de criação.

Inclusive, muitos desenhos de mangá viraram animação e se tranformaram em mania em muitos países, como as séries Dragon Ball, Naruto, Yu-Gi-Oh e Sakura Card Captors.

No Brasil, o maior mangá de sucesso, principalmente entre as crianças, é a Turma da Mônica, do artista Maurício de Souza. Poucos sabem que é mangá, mas fica mais visível na nova série, onde os personagens são adolescentes.

Agora, Içara conta com a primeira oficina de desenho e mangá. A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em parceria com a Administração Municipal, abre as inscrições para a oficina, até dia 3 de julho.

As aulas serão ministradas por Britto, que já trabalha na área há 15 anos e atualmente leciona no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (Naes) de Içara.

“Trabalha-se tudo o que há para se desenvolver em desenho: desde a anatomia do corpo humano, até ruas, prédios, objetos em geral, além de roteiro e arte-final”, explica o professor.

O objetivo é que as turmas criem fanzines (publicações amadoras) com as obras e tornem-se aptos para o Mercado de Trabalho na área.

Qualquer pessoa acima de 8 anos de idade pode se inscrever para as aulas semanais na própria Casa da Cultura, até a próxima sexta-feira.

Há ainda inscrições abertas para as oficinas de Street Dance, de Ballet, de Teatro e de Música, tanto na Casa da Cultura quanto em escolas de Içara.

Maiores informações pelo telefone (48) 3432-5847.

As aulas são gratuitas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário