O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

GERAL - Volumes de chuva na primeira quinzena de setembro estão acima do normal em SC

As regiões catarinenses mais afetadas pelo volume de chuva na primeira quinzena de setembro são Oeste e Sul do Estado.Os volumes de chuva registrados na primeira quinzena de setembro estão acima do normal.

De acordo com a Central de Meteorologia da Epagri/Ciram, as regiões mais afetadas são Oeste e Sul do Estado. O aumento significativo de chuva nessas regiões pode ser consequência do fenômeno El Niño, que normalmente é caracterizado pela condição de chuva forte com frente fria, e que fica parada sobre a região.

Temporais
Os temporais que atingiram o Estado no início do mês, inclusive com tornados, podem ser atribuídos indiretamente ao fenômeno, que inicia no Rio Grande do Sul e se espalha pelo litoral catarinense.

Oeste e Sul
Cidades como Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Urubici, Urussanga, Laguna e Araranguá já registaram chuva entre 40 e 60% a mais que o normal no período de um mês.

Só na primeira quinzena de setembro, o volume da chuva está quase três vezes acima do que deveria, segundo os meteorologistas.

Abaixo do normal
Diferente das regiões Oeste e Sul, os municípios de Florianópolis, Itajaí, Caçador e Ituporanga ainda estão abaixo do volume normal de chuva.

Segunda quinzena
A segunda quinzena de setembro não deve ser diferente da primeira. A previsão é de chuva e que o El Niño permaneça sobre o Estado até o final do mês.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário