O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

VARIEDADES - Sétimo aniversário do CAPS integra usuários à sociedade

O Centro de Atenção Psicossocial de Içara comemorou o sétimo aniversário, quinta-feira, promovendo apresentações cujo objetivo é socializar e reintegrar os usuários à comunidade em que vivem.

Nesta quinta-feira, 17, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Içara encerrou as comemorações da Semana do Sétimo Aniversário do Caps através de uma dia de festividades com apresentações culturais diversas e a presença dos familiares e da comunidade içarense.

O evento foi organizado pela equipe do Caps e teve o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, da Administração Municipal de Içara e da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

As pessoas que fazem terapia no Caps desfrutaram de palestras e passeio na Associação do Banco do Brasil, em Cocal do Sul.

Participaram das apresentações representantes das Escolas Municipais, da Apae, da Casa da Cultura e usuários. As atividades aconteceram na Praça da Juventude Fernando Pacheco, das 9h às 15h30min e contaram com depoimentos, números músicas, danças, teatro e muita animação.

A equipe do Caps é formada por 13 profissionais (médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta, assistente social, professora de educação física, professora de artes, nutricionista, fisioterapeuta, agente administrativo, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais) e atende a 165 pessoas com diversos tipos de transtornos psiquiátricos.

Segundo a coordenadora do grupo, Marli de Sá, “o objetivo é prestar assistência aos portadores de transtornos psiquiátricos, reduzir os sintomas, diminuir as internações e melhorar a qualidade de vida deles”.

O foco principal é, de acordo com ela, o que se põe em prática em atividades como este evento, que resgata o direito à cidadania e a inserção social.

Incluir os usuários na sociedade é meta do Caps e pode ser observado na declaração de uma das integrantes: “O Caps, para mim, é uma família, pois melhorei bastante desde que comecei a terapia, há 5 anos. Não precisei mais de internação no Hospital Psiquiátrico do Rio Maina, em Criciúma, aquilo é uma tortura”, conta A.A.S.

Sobre o maior sonho ela confessa. “Espero melhorar, receber alta e poder trabalhar. Quero ser feliz e ter saúde. Sejam todos felizes, rezo a Deus pela felicidade de todos”.

A festividade foi encerrada com a entrega de certificado aos fundadores do Caps em Içara pelo prefeito Gentil Dory da Luz e a degustação do tradicional bolo de 7° aniversário.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário