O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

POLÍCIA - Legalização de bingos e caça-níqueis podem facilitar lavagem de dinheiro

As máquinas de caça-níqueis e bingos foram legalizados há dois dias pela Câmara dos Deputados, entretanto, essa permissão pode favorecer a lavagem de dinheiro vinda do tráfico de drogas.

Caiu a proibição legal dos bingos e dos caça-níqueis (video jogos).

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, dia 16, pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), após ser votada na Câmara de Deputados e aprovada por 40 votos contra sete.

O projeto é de autoria do deputado Carlos Mendes Tame (PSDB-SP), sob o argumento de que o fechamento dos bingos provocou a demissão de milhares de pessoas e a extinção de uma atividade econômica importante para vários municípios, principalmente os que têm vocação turística.

O projeto vai contra medida do Executivo que já tratou do assunto.

Em 2004, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expediu Medida Provisória que proibia a exploração de todas as modalidades de jogos de bingo e caça-níqueis no país.

A proibição já existia desde 1944, mas havia exceções que liberavam jogos em casos específicos.

O projeto aprovado prevê a cobrança de 17% sobre o faturamento bruto das casas de bingo.

Segundo o relator da proposta, deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), a arrecadação deve ser de aproximadamente R$ 230 milhões anuais.

As casas de jogo devem "localizar-se a uma distância mínima de 500 metros de escolas regulares, públicas ou privadas, e de templos religiosos".

A proposta restringe o número de casas de bingo por município, estimulando a criação delas em cidades menores.

Naquelas cidades com até 500 mil habitantes, é permitido um estabelecimento para cada 100 mil.

A partir de 500 mil habitantes, o máximo um estabelecimento para cada 150 mil habitantes.

Em Içara, que possui menos de 100 mil habitantes, pode haver apenas uma casa de bingos.

Segundo o delegado da Polícia Civil de Içara, (que tem confiscado dezenas de máquinas caça-níqueis ao longo deste ano), Rafael Marin Iasco, “a legalização não é legal”.

O lado bom dessa decisão é que a casa de bingos oferece muitos empregos. Entretanto, para ele, casa de bingos é sinônimo de lavagem de dinheiro.

“Será difícil rastrear os recursos levantados, pois sempre foi comum utilizarem máquinas caça-níqueis e jogos de azar para lavagem de dinheiro oriudo do tráfico ilegal de drogas”, comenta o delegado civil de Içara.

Clique aqui e confira a opinião do Jornal Içarense a respeito dessa decisão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário