O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VARIEDADES - Para Terezinha felicidade é gostar daquilo que se faz



Há mais de 20 anos trabalhando na limpeza pública, Terezinha Francisco Teixeira declara que o ofício de gari é toda a sua vida e não se imagina realizando uma outra atividade.

Gari é, segundo Silveira Bueno, “empregado da limpeza pública”. Um profissional responsável por limpar ruas, praças, parques, vias e outros locais públicos. Cuida da higiene e recolhe diariamente os detritos produzidos nas cidades.
É uma profissão extremamente importante para a sociedade pois evita o acúmulo de lixo nas ruas e bueiros ajudando a evitar enchentes e proliferação de bichos e doenças.
Para exercer essa atividade é preciso que o trabalhador se disponha a exercer uma função útil, mas muitas vezes desprezada ou mal remunerada. Precisa-se ter amor pelo o que se faz, disposição, responsabilidade, pró-atividade, agilidade e flexibilidade e espírito de equipe.
Uma das responsáveis pela limpeza do banheiro público da Praça da Matriz São Donato, Terezinha Francisco Teixeira, realiza a função, exatamente, com essas características. “Eu gosto do meu trabalho, porque é importante para minha sociedade”, contou.
Há 20 anos trabalhando como gari, ela já pegou pesado nas ruas e devido ao esforço físico prejudicou a saúde. Segundo ela a hérnia recorrente na região do abdômen não é razão para ficar parada, tampouco para maldizer o seu ofício. “Me sinto contente, feliz da vida”, define-se Terezinha. Mãe de seis filhos, dois deles adotivos, ela se orgulha de ser a funcionária com maior tempo na ativa do setor.
Os louros em reconhecimento à dedicação e alegria com que realiza o seu trabalho ela colhe diariamente através da demonstração de carinho, ou no mínimo respeito, que recebe dos usuários do ambiente cuidado com muito capricho.
“As pessoas me tratam muito bem, nunca tive problema por ser gari”, decla-rouTeixeira. Na casa dela há um cantinho especial onde coloca os Troféus do Destaque Içarense que já recebeu. “Recebi três destaques. Meu maior sonho é que Deus me dê forças para que eu ganhe mais um troféu, através da escolha do povo. Adoro vê-los um ao lado do outro, assim quando me aposentar será uma bela recordação”, afirmou animada, a gari.
Quanto a preconceito ou repulsão de outrens, devido à atividade que desenvolve, esclarece. “Tenho um bom relacionamento com minhas companheiras de trabalho e com as pessoas que passam ou utilizam o serviço aqui. Muitos brincam comigo e até me dão presentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário