O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GERAL - Campanha de Mamografia no PV atinge média da Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde de Içara leva Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama até Bairro Presidente Vargas e consegue maior procura por exames no dia da ação do que em mês inteiro.

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Mamas teve início pela Administração Municipal de Içara e Secretaria de Saúde neste, sábado, 17, na Unidade de Saúde do Bairro Presidente Vargas.
Na avaliação da Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin, a procura por requisições para o exame de mamografia atingiu números expressivos.
“Foram 80 requisições para o exame de mamo-grafia. Este número surpreendeu, pois, em média, na unidade, são distribuídos apenas 20 requisições por mês devido a pouca procura. Estamos felizes com o resultado, pois percebemos que as mulheres estão aderindo a campanha e buscando se cuidar”, comemorou.
De acordo com a enfermeira da unidade, Lisiane Soares, foram cerca de 400 procedimentos: 80 requisições, 63 preventivos, 39 e-xames de mama (toque),51 atendimentos odontoló-gicos e oito encaminhamentos. “Os casos encaminhados à médica foram aqueles que identificamos alterações. Um caso de nódulo foi detectado e todos os encaminhamentos estão sendo dados durante esta semana”, explicou.
Geralmente a Unidade de Saúde realiza 15 exames preventivos por mês.
A Campanha De Prevenção ao Câncer de Mamas segue até fevereiro de 2010 e leva grande mobili-zação de conscientização à Praça Matriz São Dona-to, no sábado, 24.
Na ocasião será divulgado o cronograma da campanha nas demais unidades de saúde. O evento a-contece das 8h às 17h. A meta são 7.500 mamo-gra-fias no total, média de 1.250 por mês.
Na sexta-feira, 23, haverá ação intensificada, das 13h às 16h, na unidade do bairro Raichaski. “É válido lembrar que as mulheres podem solicitar as requisições para estes e ou-tros exames, diariamente, em todas as unidades de saúde do município”, lembrou Mira Dagostim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário